23/05/2024 às 00h59min - Atualizada em 23/05/2024 às 22h24min

VÊNUS DAY TALKS: encontro sobre MENOPAUSA reuniu 300 mulheres no Rosewood em São Paulo

O evento Vênus Day Talks reuniu um grupo de médicas para levar às mulheres com mais de 45 anos, importantes conhecimentos e cuidados para essa fase da vida. O dia de palestras foi encabeçado pelas médicas Dra. Adriana Vilarinho, Dra. Flávia Fairbanks, Dra. Carmita Abdo e Dra. Ana Priscila Soggia.

ROSANA DUDA
Foto: Celina Germeer (Legenda: Dra. Carmita Abdo, Dra Adriana Vilarinho, Maria Laura, Renata de Paula, Dra Ana Priscila Soggia , Dra Flávia Fairbanks)

 

 

 

 

Homem falando no microfone

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

São Paulo, 23 de maio – Às mulheres representam 51% da população do Brasil, com 104 milhões, de acordo com o censo demográfico de 2022. Desse número, 37,7 milhões estão acima dos 45 anos. Por isso, o protagonismo cada vez maior da mulher madura na sociedade e no mercado de trabalho fomenta uma importante e necessária conversa sobre a menopausa. Assim surgiu Vênus Talks, plataforma de conteúdo dedicada à saúde da mulher 45+.

E nesta terça-feira, 21, a empresária  Renata de Paula, ao lado da consultora argentina María Laura Babikian e do empresário José Augusto de Paula, criadores da plataforma, organizaram o Vênus Day Talks, summit sobre menopausa que reuniu cerca de 300 mulheres 45+ no Rosewood São Paulo, para dialogarem sobre o tema e planejarem sua longevidade de maneira ativa, com qualidade, saúde e acolhimento. Na programação, uma manhã de palestras, encontros e muitas trocas com a participação de médicas respeitadas no país como palestrantes e convidadas: a ginecologista Dra. Flávia Fairbanks, a endocrinologista Dra. Ana Priscila Soggia, a dermatologista Dra. Adriana Vilarinho e a psiquiatra Dra. Carmita Abdo.

O evento começou reforçando a importância da inclusão do tratamento do climatério e menopausa pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano de 2024 (PL 3933/2023) e da relevância de iniciativas como o Vênus Talk ao encabeçar eventos multidisciplinares para levar conhecimento a mulheres que estão convivendo com a Menopausa.

 

Texto

Descrição gerada automaticamente

No primeiro talk, Dra Flávia Fairbanks trouxe dados do crescimento cada vez maior desse grupo, incluindo o impacto de US$1,8 bilhão no mercado de trabalho americano de mulheres que não são devidamente assistidas nesse período, sendo que 11% delas perdeu seu posto de trabalho durante a Menopausa. Outro dado aponta que em 2025 1/8 da população mundial será composto por mulheres na Menopausa (Fonte Mayo Clinic). Estima-se ainda que atualmente 50% da força de trabalho é feminina e que muitas delas deixam de ser promovidas ou assumirem cargos de liderança após os 45 anos. Com isso em mente, Flávia trouxe a necessidade de olhar essa transição sob os aspectos de saúde e comportamento, e como hoje as mulheres se veem mais representadas ao verem mulheres como Angelina Jolie e Angélica falarem abertamente sobre o tema e os sintomas pelos quais todas passam, dentre eles ansiedade, fogachos, névoa mental, cansaço, sono irregular e ganho de peso. Dra Fairbanks também trouxe aspectos da saúde que devem ser cuidados com mais atenção nessa fase, como obesidade, saúde cardiovascular e manutenção de hábitos saudáveis, e finalizou trazendo o tema reposição hormonal e fatores de atenção que devem ser avaliados antes do tratamento, como tabagismo, diabetes e obesidade.

 

Texto

Descrição gerada automaticamente

 

Dra Ana Priscila Soggia, que tem um importante papel como Membro da Associação Brasileira de Climatério e Menopausa (SOBRAC), falou sobre a busca do autocuidado nessa fase da mulher e aspectos importantes de saúde geral que estão conectados, como saúde cerebral e intestinal, relação entre hormônios e funções cerebrais e intestinais, queda do metabolismo mental e redução de enzimas digestivas, aumentando riscos de intolerâncias alimentares, e como esses aspectos estão relacionados com a redução do estrogênio. Dra Soggia reforçou a importância do equilíbrio corporal e da microbiota como agente necessário para metabolizar o estrogênio, incluindo manutenção de massa muscular, redução de gordura visceral, atividade física e qualidade do sono. Ana finalizou destacando o que chamou de “vácuo no manejo na menopausa” nos últimos 20 anos, em que inúmeras mulheres perderam a oportunidade de se beneficiar dos tratamentos de reposição hormonal.

 

Mulher posando para foto

Descrição gerada automaticamente

 

Como a pele e os cabelos reagem ao envelhecimento foi tema da palestra da Dra. Adriana Vilarinho, destacando desde hábitos simples como manter a pele hidratada ingerindo água e fazendo uso de skincare, até o que chamou de tripé da longevidade – “sono, alimentação e atividade física”. Também trouxe como a Menopausa e a queda do estrógeno afetam a produção de colágeno e elastina, impactando na pele, cabelos e unhas. A boa notícia é que hoje existe uma ampla oferta de tratamentos que as mulheres podem fazer uso, como bioestimuladores, ultrassons, radiofrequência e lasers.

 

Homem em pé com celular na mão

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Para fechar a rodada de palestras, a psiquiatra e sexóloga Dra. Carmita Abdo trouxe aspectos importantes da saúde mental e sexual na Menopausa, destacando que o Brasil é o 6º país com maior número de idosos e que os hábitos de estilo de vida são determinantes para a saúde. Por isso, a importância de manter um estilo de vida saudável e tratar doenças precocemente. Dr. Carmita também apresentou as diferenças dos ciclos de resposta sexual masculino (linear) e feminino (circular), e como a depressão, que pode ser desencadeada pela queda do estrógeno, é um dos fatores da disfunção sexual. Por outro lado, aponta a importância da atividade sexual para a saúde mental, trazendo o dado de que aos 60 anos metade das mulheres já não faz mais sexo. Dra Abdo ainda reforça que as mulheres podem fazer uso de lubrificantes e hidratantes vaginais, para que a jornada do sexo na maturidade seja o mais prazerosa possível.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

Encerrou a programação uma mesa redonda de perguntas e respostas mediada pela Dra Flávia Fairbanks, com presença da ginecologista Dra Erica Mantellli, das dermatologistas Dra. Ingrid Campos e Dra. Giovana Moraes e da endocrinologista Dra Ju Bicca, tirando dúvidas da plateia.

 

Essa foi a primeira edição do evento, que já prevê mais dois outros encontros para o segundo semestre de 2024, e uma edição especial 100% beneficente, em que os ingressos deste primeiro talk servirão de fundo para o evento beneficente. A cada 2 ingressos vendidos, 1 vai custear a edição gratuita para o público de baixa renda. A proposta do Vênus Talks, além de fomentar a troca de informação e conhecimento, é tornar-se uma grande fonte de dados sobre a Menopausa para colaborar com a indústria farmacêutica e a classe médica.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rosana Duda da Costa
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp