26/06/2024 às 16h28min - Atualizada em 26/06/2024 às 17h31min

Akatu e UMAPAZ abrem inscrições para Fim de Semana Sustentável em Itaquera

Projeto vai realizar oficinas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas públicas do entorno do Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo

Imprensa
Instituto Akatu

Akatu e UMAPAZ abrem inscrições para Fim de Semana Sustentável em Itaquera

Projeto vai realizar oficinas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas públicas do entorno do Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo


O Instituto Akatu e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo, por meio da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), vão realizar este ano o Fim de Semana Sustentável na Comunidade. O projeto é voltado para estudantes e profissionais da Educação de escolas públicas do entorno do Parque do Carmo (DRE Itaquera), estimulando que práticas de sustentabilidade sejam adotadas continuamente na região — dentro e fora das salas de aulas.

A iniciativa irá propor reflexões e ações sobre o consumo consciente e a sustentabilidade na Zona Leste da capital paulista. Estão incluídas atividades com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente àqueles relacionados à Água (ODS 6), Energia (ODS 7) e Gestão de Resíduos (ODS 12).

Escolas interessadas e localizadas na região do Parque do Carmo podem se inscrever pelo Link 

Além das ações nas escolas, em setembro serão realizadas oficinas lúdicas, brincadeiras, atividades culturais e educativas promovidas de forma gratuita para o público geral do Parque do Carmo. A programação com uma diversidade de temas abordados e diferentes formatos de oficinas se propõe a atrair estudantes, seus familiares e toda a comunidade local. O objetivo é estimular práticas mais sustentáveis no cotidiano da população, oferecendo uma abordagem estimuladora sobre questões de sustentabilidade.

Segundo Gabriela D’Amaral, coordenadora de projetos de Educação do Akatu, ONG referência em consumo consciente e sustentabilidade, o Fim de Semana Sustentável irá promover experiências interativas que estimulem a reflexão, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. "Queremos tornar o aprendizado socioambiental significativo e incorporado no dia a dia das escolas e comunidades”, afirma.

"Ao promover esse evento, a UMAPAZ busca despertar o interesse e estimular mudanças de hábitos das pessoas frente às questões socioambientais”, comenta Gabriela Chabbouh, diretora de formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ. “Estamos muito animados, porque essa é uma grande oportunidade de levarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para mais perto da população.”

Saiba mais em: Link

 

Sobre a parceria:

O projeto Fim de Semana Sustentável é realizado via Termo de Fomento nº 005/SVMA/2025, celebrado entre o Instituto Akatu e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo, por meio da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), com recursos de Emenda Parlamentar.

 

Sobre o Akatu: O Instituto Akatu é uma ONG sem fins lucrativos que atua há 23 anos de forma pioneira no incentivo ao consumo consciente e à adoção de estilos de vida mais sustentáveis. Suas atividades estão focadas em mudar o comportamento do consumidor por meio de campanhas, conteúdos, pesquisas, projetos e programas educacionais desenvolvidos em parceria com o poder público e privado. O Akatu atua junto a diferentes empresas e setores da economia, identificando oportunidades para novos modelos de atuação que priorizem o respeito ao meio ambiente e ao bem-estar, enquanto promovam a prosperidade. Confira mais sobre nosso trabalho em akatu.org.br
 

Sobre a UMAPAZ: A UMAPAZ – Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, enquanto órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo, promove, assegura e fomenta a Educação Ambiental da cidade de São Paulo. Oferece atividades e cursos incentivadores de participação social na melhoria ambiental e na cultura de paz, por meio da educação ambiental, conscientizadora dos cuidados com os recursos naturais e o equilíbrio necessário para uma convivência harmônica entre sociedade e meio ambiente. Os cursos tratam de temáticas e assuntos variados, norteados pela metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável.

Informações para a imprensa: [email protected]

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA BUSCH RIGO NEVES BEZERRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp