30/06/2024 às 17h48min - Atualizada em 01/07/2024 às 23h33min

Gastos com IA podem chegar a quase US$ 500 milhões no Brasil

Expectativa é que esse montante seja alcançado no final de 2024, o que levanta dúvidas sobre como esses recursos podem ser geridos de forma mais eficiente

Alberto Santos
Freepik.

A inteligência artificial é a bola da vez na indústria. Dados do International Data Corporation (IDC) indicam que os gastos com IA até o final de 2024 devem chegar à marca de US$ 500 milhões – o equivalente a mais de R$2,5 bilhões – somente no Brasil.

Porém, o crescimento exponencial da adoção desse tipo de tecnologia ainda esbarra em possíveis problemas, como a gestão eficiente dos recursos disponíveis e as oportunidades de maximização do retorno do valor investido. Em outras palavras, muitos investirão na tecnologia, mas sem saber ao certo o que esperar.

Mais do que acompanhar uma tendência

A expansão dos investimentos em IA trazem consigo custos significativos relacionados ao desenvolvimento, à implantação e à manutenção de sistemas. Por essa razão, a gestão eficiente dos custos envolvidos é essencial para garantir que o retorno esteja dentro dos parâmetros.

Na prática, isso significa que a adoção de tecnologias de inteligência artificial não deve ser feita apenas por ser uma tendência, mas sim com projeções reais de benefícios financeiros ou em termos de agilidade que possam beneficiar o negócio.

É importante ressaltar ainda que, por mais que praticamente todos os setores da economia possam ser beneficiados com os avanços da tecnologia, em alguns casos essa percepção só se dará em médio e longo prazo, o que é mais um alerta com relação à dimensão dos investimentos.

Os principais benefícios que a IA pode proporcionar

Além de aumentar a eficiência, a IA promete trazer benefícios como melhor tomada de decisões baseadas em dados, personalização de serviços, automação de tarefas repetitivas, aumento da produtividade e criação de novos modelos de negócios.

Porém, para isso é preciso definir estratégias de adoção da tecnologia. Investir em pesquisa e desenvolvimento, desenvolver talentos internos, implementar uma governança de dados eficaz, colaborar com especialistas do setor, e manter uma mentalidade ágil para se adaptar rapidamente às mudanças são algumas das possibilidades.

Para se obter uma gestão eficiente dos custos relacionados à IA é necessário definir metas claras, avaliar o retorno sobre investimento (ROI), priorizar projetos com maior potencial de impacto e otimizar recursos, além de firmar parcerias estratégicas.

Como identificar aplicações de IA que tragam benefícios mensuráveis?

As empresas podem identificar boas aplicações de IA analisando primeiramente os seus processos existentes. A partir daí, identifica-se pontos de alerta e oportunidades de melhoria para que a IA possa agregar valor na solução desses problemas, seja aumentando eficiência, melhorando a experiência do cliente ou reduzindo custos.

Para isso, é importante ter traçada uma estratégia de gestão telecom para promoção de parcerias com fornecedores de tecnologia e equipamentos que podem fornecer acesso a expertise especializada. A partir daí vem a economia com valores que se tornam desnecessários e a otimização do tempo de implementação e dos riscos do uso de IA por empresas. 

No entanto, é importante lembrar que não é porque uma tecnologia é tendência que ela precisa necessariamente ser adotada. Assim, antes de investir em IA, certifique-se de:

1.        Identifique os objetivos comerciais: identifique claramente os objetivos comerciais que você deseja alcançar. Isso pode incluir aumento da eficiência operacional, melhoria da experiência do cliente, redução de custos ou criação de novos produtos/serviços.

2.        Avalie os dados disponíveis: analise a qualidade, disponibilidade e relevância dos dados disponíveis em sua empresa. A IA depende de dados de alta qualidade para funcionar efetivamente, então é fundamental garantir que seus dados sejam adequados para os propósitos pretendidos.

3.        Entenda as necessidades de mão de obra: avalie se sua empresa tem acesso ao talento necessário para implementar e manter sistemas de IA. Isso pode incluir cientistas de dados, engenheiros de IA e especialistas em aprendizado de máquina. Se não, considere opções como parcerias estratégicas ou terceirização.

4.        Analise os custos e ROI: analise cuidadosamente os custos envolvidos na implementação e manutenção de sistemas de IA, bem como o potencial retorno sobre o investimento. Considere não apenas os custos diretos, como licenciamento de software e infraestrutura de TI, mas também os custos indiretos, como treinamento de pessoal e integração com sistemas existentes.

5.        Estude casos de uso relevantes: pesquise casos de uso de IA em seu setor e em empresas similares. Analise como outras organizações estão usando IA para resolver problemas semelhantes e quais os resultados alcançados. Isso pode fornecer insights valiosos para sua própria estratégia de IA.

6.        Tenha um plano de implementação: desenvolva um plano claro e detalhado para implementar IA em sua empresa, incluindo cronogramas, marcos e métricas de sucesso. Certifique-se de que o plano esteja alinhado com os objetivos comerciais e capacidades internas da sua organização.

A inteligência artificial é uma realidade nas empresas que não pode ser ignorada. Os benefícios que ela é capaz de proporcionar podem representar um crescimento significativo para o seu negócio. Entretanto, a adoção deve ser feita com cautela e com parceiros experientes, que ofereçam alternativas viáveis e sustentáveis para o mercado.


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ALICE BATISTA DE ALMEIDA
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