25/11/2021 às 14h11min - Atualizada em 25/11/2021 às 15h42min

6 ferramentas para ajudar na organização das empresas no final de ano

Do controle de jornada a comunicação interna: conheça os softwares que automatizam a relação entre os colaboradores e as empresas

SALA DA NOTÍCIA Victoria
Adolfo Felix
 

A preparação da empresa para as datas comemorativas de final de ano é um passo muito importante para garantir que as entregas não parem mesmo neste período de festas. Porém, esse é um grande desafio para os gestores e responsáveis de todos os setores. 

 

Entre assegurar que os clientes sejam devidamente atendidos, controlar a carga horária para evitar a sobrecarga dos colaboradores e organizar as escalas de final de ano, empresas de todos os setores precisam de um tempo para aproveitar as festas. Pensando nisso, separamos 6 ferramentas que podem ajudar na organização das empresas para garantir que suas atividades continuem funcionando adequadamente durante o período mais festivo do ano.

 

Controle de Jornada

A Pontomais, startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, é uma plataforma SaaS (Software como serviço) que surgiu para desburocratizar processos. Por meio de tecnologia em tempo real, o sistema acompanha rotinas como jornada de trabalho, horas extras e folha de pagamento, além de gerar um relatório do funcionário para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores. Recentemente a empresa lançou soluções pioneiras de registro do ponto eletrônico por WhatsApp e o módulo de férias em sua plataforma - por meio dele o colaborador pode solicitar e conferir os dias de descanso sem a necessidade de sair de casa.

 

Automatização de processos

A Zeev desenvolve e fornece softwares com tecnologia low-code, que permite que outras empresas possam desenvolver seus próprios software e aplicativos. A Zeev tem como crença que qualquer pessoa pode facilitar sua rotina de trabalho e se propõe a conectar os departamentos, fazendo o trabalho fluir com leveza, otimizando resultados e favorecendo a escalada de negócios. A empresa tem como ponto central das relações, a liberdade e a transparência. Pensando nisso, implementaram o conceito de “Anywhere Office” e atualmente, contam com colaboradores por todo o Brasil e clientes distribuídos em 6 países. 

 

Gestão transparente e agilidade

O Escala, ferramenta de gestão de turnos e escalas, vem ajudando várias empresas a agilizar a elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos. A solução permite que as companhias evitem passivos trabalhistas, erros nos dados de pagamentos e falhas na comunicação, enquanto proporcionam maior satisfação e bem-estar aos colaboradores. A startup também criou o Escala Espaços, para ajudar as empresas que estão planejando o retorno do trabalho presencial, principalmente para as que vão optar pelo modelo híbrido. Em resumo, esse software serve para organizar as posições de trabalho e as equipes, separando o escritório de acordo com o limite de profissionais que o espaço pode comportar e criando uma nova dinâmica de trabalho a partir de escalas no modelo híbrido. O Escala já impactou mais de 250 empresas como Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina.

 

Omnichannel

A Yup Chat é uma startup que atua como uma plataforma completa de Omnichannel. Foi criada em 2014 dentro do padrão B2B, oferece facilidade e eficiência ao atendimento e ao relacionamento com os consumidores de seus clientes, além disso também oferta mais rapidez e segurança na comunicação com o cliente, centralizando todos os pontos de contato do consumidor. A companhia iniciou seus trabalhos apenas com envios de SMS’s em massa, porém, hoje em dia, trabalha também com serviços de WhatsApp, Voz (áudio), Email Marketing e Inteligência artificial (Bot Interativo - Web Chat) com o objetivo de ampliar as possibilidades e de democratizar o atendimento ao cliente no Brasil e no mundo tanto para grande empresas quanto para PME's.

 

Praticidade na assinatura de contratos 

De acordo com uma pesquisa da Samba Digital, braço de Transformação Digital da Sambatech, realizada em 2021, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital e 30,5% estão desenvolvendo-a. A partir deste contexto, a Clicksign, empresa de assinaturas eletrônicas e digitais, oferece seu escopo de digitalização de processos, impactando mais de 30 mil empresas que desejam reduzir custos e tempo. Sua plataforma de SaaS (Software As A Service) é simples e ágil para que sejam realizadas assinaturas eletrônicas e digitais em documentos diversos.

 

Comunicação interna

O jeito que a empresa se comunica internamente com seus colaboradores pode ser definitivo na hora de se organizar para o ritmo intenso de final de ano. Além de evitar problemas de interpretação, desenvolver uma boa comunicação interna é essencial para garantir que os funcionários estejam engajados e satisfeitos. Criado pelo empresário Felipe Hotz, profissional com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing, o Comunica.In é uma startup que surgiu em 2017 para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. É uma plataforma de comunicação e engajamento para público interno de empresas, que oferece 6 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, permitindo uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores. No portfólio de clientes da startup, estão nomes como Tok&Stok, Volvo, ViaVarejo, Bayer e Electrolux, com mais de 300 mil colaboradores engajados por meio das plataformas e soluções de comunicação interna e RH em 6 países.
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