03/01/2022 às 14h57min - Atualizada em 07/01/2022 às 20h51min

O que causa explosão de botijão de gás

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Tem botijão de gás em casa? Então, provavelmente, você tem medo de ser vítima de uma explosão de gás, não é verdade? Confira aqui como evitar que isso aconteça e garantir mais segurança para você e sua família!

Muita gente se questiona se o uso do gás liquefeito de petróleo (GLP) é seguro, na verdade, a resposta é: depende.

O GLP é um gás, sendo assim, é inflamável. Ele é pensado para ser um combustível seguro, porém, para isso, é preciso que sejam obedecidas as formas de uso e armazenamento corretas.

Em condições ideais, portanto, o GLP é seguro, e pode ser usado com tranquilidade para aplicações residenciais, comerciais ou industriais, servindo a diversas necessidades. 

O problema está no seu uso inadequado, que vai desde a instalação de “gambiarras”, armazená-lo em local sem ventilação, adquirir botijões clandestinos, ignorar vazamentos, não trocar a mangueira quando a mesma se mostra inapropriada e vencida, tudo isso pode, SIM, acarretar acidentes, como vazamentos e até explosões.

Mas afinal, botijão de gás explode ou não? Quem já não ouviu que o botijão de gás pode explodir, mas, afinal, isso é real ou mito? 

fonte: https://www.stockunlimited.com/vector-illustration/gas-cylinder-icon_1360647.html

O que realmente acontece com o botijão de gás

 

Afinal, um botijão de gás pode explodir? Para entender melhor, é preciso conhecer o caminho que o GLP faz até chegar ao fogão. 

É preciso saber que, dentro do botijão, o GLP está em estado líquido, mas, ao entrar em contato com o ar, ele passa para o estado gasoso, tornando-se um gás extremamente inflamável. 

Então, isso pode assustar, porém, é isso que faz com que o GLP seja um combustível, ou seja, que se transforma em chama e nos permite preparar os mais diversos alimentos ou aquecer a água, entre tantos outros usos.

É preciso entender que, em condições normais, obedecendo às normas, e sem a existência de vazamentos, o uso de GLP é totalmente seguro. 

O problema está no desleixo e na falta de cuidado.

Por exemplo, se ignorar algum vazamento,  e o ambiente for fechado, como uma cozinha, por exemplo, o gás preenche todo o ambiente, é apenas uma pequena faísca que pode gerar incêndio e até mesmo explosão.

Isso sem falar que, mesmo sem a explosão, o vazamento, em ambiente fechado, pode causar asfixia e morte. Não são poucos os casos de pessoas , ou animais de estimação, que vieram a óbito por conta de vazamento de gás.

E quanto ao botijão, o recipiente que abriga o GLP, embora seja seguro, se submetido a altas temperaturas pode explodir.

Um exemplo é, no caso de ninguém notar um vazamento, o gás irá se acumular no ambiente e, em contato com algum aparelho elétrico, ou interruptor, ou isqueiro, enfim, isso pode ocasionar uma faísca e acabar causando uma explosão.

Vamos imaginar uma situação onde haja um incêndio, por conta de um vazamento, por exemplo, certamente, a temperatura do local irá subir muito, aumentando também a pressão interna do botijão com GLP, então, também poderá ocorrer a explosão do recipiente, por conta do derretimento do material.

Por isso, é tão importante fazer o teste de vazamento, sempre que instalar um novo vasilhame, ou observar algum “cheiro de gás”, e claro, procurar sempre seguir as recomendações de instalação e uso.

Vazamento de gás

 

Então, para evitar que acidentes ocorram, é fundamental obedecer as normas de uso e, claro, ficar atento a qualquer vazamento de gás.

Na dúvida? Faça o teste!  Passe uma esponja embebida de água e detergente na base do registro. Caso surjam bolhas de sabão, você encontrou o vazamento. A partir daí, siga as instruções dos próximos tópicos.

  • Feche o registro, que permite a saída de gás do botijão,  e saia do ambiente;
  • Se a caixa de eletricidade ficar do lado de fora da casa, desligue todas as suas chaves,  caso esteja em um ambiente fechado, próximo ao vazamento, não toque em nada, nem interruptores, aparelhos domésticos, celulares ou qualquer outro eletrodoméstico que possa produzir faíscas;
  • Abra portas e janelas para que o ar circule livremente.

Dicas para evitar explosão de gás

 

Como prevenir é sempre melhor que remediar e ter que se deparar com danos irreparáveis, vale a pena conferir essas dicas para você evitar acidentes e explosão de botijão de gás na sua casa. Confira:

  • Busque um fornecedor confiável;
  • Não adquira botijões com valores abaixo do mercado ou de fornecedores desconhecidos
  • Jamais deixe o gás de cozinha dentro de porões, armários, gabinetes ou pias;
  • Armazene o botijão de gás em local apropriado, aberto, arejado e protegido de fontes de calor, faíscas e redes elétricas;
  • Ao trocar o botijão, verifique suas condições e se tem o lacre de segurança; 
  • Observe atentamente a data de validade do botijão;
  • Siga as instruções de instalação;
  • Jamais atravesse a mangueira pela parte de trás do fogão;
 

No mais, em caso de acidentes, ou que não saiba como proceder, procure manter a calma e ligar 193 para falar  com o Corpo de Bombeiros.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp