25/03/2021 às 13h33min - Atualizada em 25/03/2021 às 17h33min

6 dicas para ter um planejamento de marketing estratégico

Primeiro passo que se deve ter em mente é montar o plano de negócios

https://www.gofind.online/
SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
Divulgação
Sempre que um empreendedor começa a sua própria empresa, o primeiro passo que se deve ter em mente é montar o plano de negócios, pois é por meio dele que será possível trilhar o melhor caminho e se preparar para as possíveis mudanças e dificuldades. No entanto, vale ressaltar que ele deve contemplar também o planejamento de marketing, fator fundamental para auxiliar no crescimento do negócio e aumento das vendas.

Para quem precisa criar o seu próprio planejamento de marketing, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista seis dicas.

Público-alvo
Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para um planejamento de marketing de sucesso. Por mais que você deseje atingir pessoas diferentes com o seu produto ou serviço, é primordial que tenha em mente qual o seu público-alvo. Afinal, quem quer agradar a todos, acaba não agradando ninguém, não é mesmo? É necessário definir a sua ‘persona’ ideal para saber onde concentrar as ações de marketing.

Geomarketing
Depois de definir a sua persona ideal, as campanhas de marketing devem ser focadas na geolocalização do seu público. Não adianta o seu produto ou serviço ser divulgado para pessoas que, por exemplo, ainda não tenham acesso; a divulgação não pode ser feita em massa, ela precisa ser estratégica para atingir o cliente certo, no momento certo.

Local Search
Mais conhecido como estratégia de buscas locais, o Local Search irá te ajudar a aproveitar os termos de busca do Google, ou seja, as palavras-chave, para aumentar a relevância do seu negócio nas páginas de resultado. Isso é extremamente importante, já que estudos apontam que mais de 80% das pessoas não chegam sequer a pesquisar na segunda página dos resultados do Google. Para estar em destaque na primeira página, utilize estratégias de SEO.

Redes sociais
Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo. Assim, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam mais detalhes da sua empresa.

E-mail marketing
Ao contrário do que muitas pessoas falam, o e-mail marketing não morreu. Ele continua sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter na sua estratégia de marketing, devendo ser utilizado como método de fortalecimento da marca, aumento das vendas, comunicação com clientes e para conquistar potenciais clientes.

Análise e mensuração de dados
Essa é uma etapa fundamental para a melhoria contínua do planejamento de marketing. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp