07/04/2022 às 17h30min - Atualizada em 07/04/2022 às 23h09min

Choraço estreia no Teatro do Sesc 24 de Maio

O grupo Izaías e Seus Chorões abre o projeto no Dia Internacional do Choro, 23 de abril, também data de nascimento de seu maior expoente, Pixinguinha (1897-1973). Nos dias 7 e 8 de maio, a cantora Rita Braga ilumina a questão da falta de representatividade das mulheres instrumentistas no choro e o pouco espaço para o choro-cantado.

SALA DA NOTÍCIA maria fernanda teixeira
Rafael Veríssimo
Prestes a se tornar Patrimônio da Humanidade - está em curso seu registro como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN -, o gênero surgido na música brasileira no final do século 19, como uma manifestação urbana, criado a partir de elementos de dança de salão, música popular portuguesa e africana, o CHORO é o personagem principal do CHORAÇO.

A série de  shows propostas pelo SESC 24 de maio, entre 23 de abril e 20 de maio, celebra a valorização da produção atual do gênero musical, seja ela mais próxima da sonoridade tradicional, ou inclinada à música de concerto e outras roupagens contemporâneas.

A programação apresenta shows, oficinas e bate-papos, trazendo artistas que mantêm a tradição e abrindo espaço também para as novas gerações de artistas. Nessa edição do Choraço há também reflexões sobre a mulher no Choro. Serão ao todo vinte atrações.

Não à toa o show de abertura, no dia 23 de abril, coincide com a data de nascimento do expoente do choro, PIXINGUINHA (23/04/1897), transformada em Dia Internacional do Choro. Entre os destaques da programação estão as apresentações de Izaías e Seus Chorões (dias 23 e 24 de abril), o grupo de Choro mais antigo em atividade de São Paulo, com quase 50 anos de vida.

A cantora RITA BRAGA e o instrumentista e arranjador DINO BARIONI apresentam em duas noites o projeto Se Me deixam Chorar (dias 7 e 8 de maio), com uma banda base de 12 músicos, com quarteto de cordas, naipe de sopros, piano, violão, bandolim, guitarra e percussão. Uma banda mista com 7 mulheres e 5 homens. A ideia é justamente ser inclusivo e mostrar como o Choro é enriquecido com a presença de todos

Outro destaque da programação é o show de NAILOR PROVETA (dia 5 de maio) interpretando temas do compositor e clarinetista Abel Ferreira, tributo pensado a partir da série Clássicos do Choro Brasileiro Você é o Solista!.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp