18/04/2022 às 17h15min - Atualizada em 18/04/2022 às 18h21min

Ibevar estima maior índice de inadimplência no varejo desde o início do ano

Taxa média de pessoas físicas com atraso de pagamentos acima de 90 dias deve chegar a 4,69%

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes
São Paulo, 18 de abril de 2022 – Projeção do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo indica o maior índice de inadimplência no Varejo de recursos livres das pessoas físicas. A estimativa da taxa média mensal deve alcançar 4,69%, aumento de 0,01 ponto percentual em comparação à projeção para março e 0,08 em relação à taxa real de janeiro de 2022. As estimativas para maio e junho apresentam índices mais baixos: 3,05% e 2,82%, respectivamente.

“A tendência de alta no índice de inadimplência continua para abril e esse resultado decorre da pressão dos preços, inflação e sobre o rendimento das famílias. A redução esperada para maio e junho decorre da própria contração das despesas. Entretanto, essas projeções de maio e junho podem ser revisadas dependendo da evolução das vendas em abril, uma vez que, para sustenta-las, as condições econômicas das pessoas continuarão fortemente impactadas pela desvalorização monetária”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

O resultado foi calculado com base na média entre os índices mínimos e máximos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias, em torno de 4,34% a 5,03%. A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas em atraso acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou lastreados em recursos compulsórios ou governamentais.

Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização reúne mais de 19 mil associados.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp