17/05/2022 às 16h40min - Atualizada em 18/05/2022 às 11h24min

5 conselhos para arquitetos em início de carreira

Para alcançar o sucesso, aprendizado constante e aperfeiçoamento são palavras chaves

SALA DA NOTÍCIA Agência NoAr
via Stock Photos
Todo início de carreira é desafiador. A inexperiência e a expectativa caminham juntas e dificilmente alguém sai da graduação completamente preparado para encarar essa jornada. No ramo da arquitetura, não é diferente. A construção da carreira acontece de forma gradual, na medida em que se adquire experiência, e alguns cuidados nessa etapa da vida podem fazer diferença.
 

Pensando nisso, Renata Pocztaruk, arquiteta e CEO da ArqExpress, traz cinco conselhos importantes para todos os arquitetos que estão iniciando sua trajetória profissional. Confira:
 

1. Monte o seu processo antes de atender um cliente

É sempre importante elaborar um plano de ação antes de começar um atendimento, já que esse processo será o principal ponto de encontro entre o cliente e o seu negócio. Estratégias bem estruturadas, definem responsabilidades e metas, tornando o trabalho ainda mais eficiente, por isso o planejamento deve ser considerado indispensável.
 

Antes de mais nada, saiba identificar qual será o seu perfil de atendimento. Identifique também quem serão os seus eventuais clientes, suas expectativas, necessidades e o que eles esperam do seu trabalho. Organize-se. 
 

2. Trabalhe com algum profissional já experiente

Antes de dar o pontapé inicial para atender um cliente individualmente, é importante buscar referências e ampliar o repertório. Busque estágios, visite obras, consuma conteúdos relevantes e, acima de tudo, desenvolva um olhar analítico sobre os projetos.
 

“Trabalhar com profissionais já experientes facilita esse processo e abre caminho para esclarecer dúvidas, ampliar o campo de visão e desenvolver soluções próprias. Além disso, você adquire conhecimento, experiência e ainda constrói uma rede de networking que pode trazer futuros parceiros ou clientes”, pontua Renata.
 

3. Tenha um escopo de trabalho completo com propostas bem definidas

Criar um escopo de trabalho é essencial para gerenciar as principais informações sobre o seu negócio, como seus objetivos, entregas, resultados e seu plano de ação. Desenvolver uma proposta detalhada pode garantir o êxito de um projeto, principalmente por assegurar que todas as fases sejam cumpridas e muito bem planejadas. Além disso, cria-se um alinhamento com o cliente. 
 

4. Alinhe as expectativas com o cliente e mantenha o combinado

Um ditado que se encaixa bem aqui é: o combinado não sai caro. Quando o assunto é reforma ou construção, clientes gostam de expor suas ideias e referências e, nesses casos, o ideal é que a profissional também apresente suas expectativas e acrescente informações pertinentes ao trabalho. Com isso, dúvidas são esclarecidas e o cliente consegue visualizar melhor o projeto e de maneira realista.
 

“Ao procurar um serviço de arquitetura, o cliente deposita no profissional toda a sua confiança. Por isso, é fundamental estabelecer uma boa relação desde o início, para que ela se mantenha durante a execução do projeto”, orienta a CEO. 
 

5. Atualize-se sempre e construa sua reputação

Assim como em todas as profissões, desenvolver a capacidade técnica e agregar competências ao currículo ou ao portfólio são boas estratégias para um bom desempenho profissional e para conquistar credibilidade no mercado. É importante buscar atualização sempre.
 

“Especializações, cursos e workshops são ferramentas importantes e ajudam a direcionar o foco para uma determinada área. Além de garantir conhecimento, esses recursos favorecem a qualidade e a diferenciação do profissional, contribuindo também para a construção de uma boa reputação. Conhecimento e segurança são sem dúvidas grandes diferenciais do profissional.”, finaliza Renata.

 

Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp