28/10/2020 às 12h10min - Atualizada em 29/10/2020 às 00h00min

Candidata da REDE Sustentabilidade compensa poluentes emitidos na campanha eleitoral com plantio de árvores

Projeto está sendo realizado com o plantio de árvores pela capital paulista

https://www.youtube.com/channel/UCIQA1XwTdi6AisHLKQdCRyw
SALA DA NOTÍCIA Cristina M Aguilera
Divulgação.
A candidata a vereadora na cidade de São Paulo pela REDE, Flávia Bellaguarda,  promove até o  primeiro turno das eleições  um projeto de compensação de carbono para amortizar a emissão de poluentes produzida pela equipe de trabalho durante o período de campanha.
O projeto  está sendo realizado com o plantio de árvores pela capital paulista.  Foram contabilizadas as emissões do período entre 27 de setembro e 24 de outubro - considerando dez pessoas pertencentes à equipe e suas emissões através de transportes e energia elétrica, bem como a impressão de panfletos e adesivos.
A liberação do gás carbônico através destas atividades é a grande responsável pela retenção de calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando  o clima, o que aumenta os riscos de secas e inundações nas grandes cidades, como São Paulo.
O processo para saber quantas árvores deverão ser plantadas até o fim da campanha é coordenado de forma voluntária pelo engenheiro ambiental, Luiz Gustavo Pinto através do método do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em kg/CO2.
A soma do plantio foi equivalente ao uso de 81,94 kg de carbono, o que corresponde à duas unidades. A árvore escolhida, o Ipê Roxo, foi plantada na Praça Doutor Carvalho Franco, Vila Mariana e  Praça Alfredo Di Cunto, Mooca, Zona Sul e Leste , respectivamente, da cidade de São Paulo.
A manutenção será feita por voluntários da campanha, que estão se revezando nos cuidados iniciais.
“As árvores que plantamos para compensar a emissão de carbono da nossa campanha são símbolos de como pretendo trabalhar durante meu mandato: com responsabilidade, foco na questão ambiental e climática e de forma cooperativa”, diz Flávia Bellaguarda.
Toda a evolução da iniciativa pode ser acompanhada em tempo real através do link:
https://business.ecob.eco.br/evento.php?ev=0c94c19a42d6758a1112f840448571c5d87f11a9
 
10 mudas ao ano:
Todos podem fazer o cálculo para entender o quanto suas atividades emitem de gás carbônico na atmosfera.
E para o plantio, as mudas das árvores podem ser obtidas nos viveiros municipais de São Paulo. Por lei, cada morador da cidade tem direito a 10 mudas por ano, mediante requisição disponível no Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo: 156.
 Sobre Flávia Bellaguarda:
Flávia Bellaguarda é ativista climática e advogada. Atuou como assessora de Mudança do Clima no ICLEI América do Sul. É mestre em Desenvolvimento Internacional em Sustentabilidade e Política pela Universidade de Birmingham (Inglaterra). Possui vasto conhecimento em justiça climática e formação em sustentabilidade pela Schumacher College. É cofundadora do Youth Climate Leaders, startup que treina jovens para o mercado de trabalho, e fundadora da LACLIMA, rede de advogados pelo clima. Membra da rede de jovens do Fórum Econômico Mundial, os Global Shapers, é também líder na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS e aluna do RenovaBR. 
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp