15/11/2022 às 13h03min - Atualizada em 15/11/2022 às 23h01min

11 Mulheres que empreendem e inovam no setor de tecnologia

Para inspirar e motivar outras mulheres a acreditarem no seu potencial

SALA DA NOTÍCIA Luiza Menezes
Divulgação

Ano após ano, o mercado da Tecnologia da Informação segue crescendo e gera milhares de oportunidades de carreiras. Mesmo assim, segundo dados da ONU Mulheres Brasil, as mulheres representam somente 25% da força de trabalho na indústria digital.

Para inspirar e motivar outras mulheres a acreditarem no seu potencial no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), conheça 11 mulheres que empreendem e inovam no setor de tecnologia.

1- Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT

É Cientista de Computação com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Graduada em Ciência da Computação na USP e Pós-Graduada em Automação e Informática Industrial na USP. Andrea foi Analista de Sistemas no Bradesco durante 3 anos e gerente de Tecnologia de Informação na agência de publicidade americana Havas Worldwide. Também atuou como Diretora de Tecnologia de agências como Sinc e LOV/Dentsu e Sócia Executiva de duas produtoras de TI. 

CEO e fundadora da STANDOUT, Andrea lidera a empresa no planejamento de estratégias para aquisição de parcerias, na criação e implementação da solução STANDOUT. Referência em trade marketing digital, a martech tem uma plataforma que permite a criação, edição, publicação de conteúdos enriquecidos, além da distribuição automática e em tempo real dos mesmos em mais de 280 e-commerces. Dessa forma, as vitrines digitais são apresentadas em layout responsivo, da mesma forma em todos os canais de e-commerce e em todos os aparelhos e tamanhos de telas

A STANDOUT é responsável pela distribuição de vitrines digitais de mais de 300 marcas como Dove, Omo, Campari, Absolut, Oral B, entre outras. Além disso, a companhia está entre as 100 Startups to Watch de 2019, é 1ª colocada no LATAM RETAIL SHOW START ME UP e coleciona prêmios como o Like a Boss, do SEBRAE e Top 5 Profissional de Vendas no Prêmio E-commerce Brasil, além de ser Top 5 Varejo ou Top 5 Marketing no 100 Open Startups por 7 anos consecutivo (de 2016 a 2022).

2- Carla Zeltzer |  Co fundadora e CEO do FazGame
Tornar o ambiente escolar mais lúdico, inclusivo e sustentável por meio da tecnologia foi o que fez Carla Zelter a empreender. Ela é cofundadora e CEO da FazGame, startup acelerada do programa BNDES Garagem - Negócios de Impacto, iniciativa que visa promover ações empreendedoras em todo Brasil. Com mais de 25 anos de experiência na área de TI, Carla desenvolveu uma plataforma digital para desenvolvimento da leitura e da escrita a partir da conexão com a resolução de problemas reais, por meio da criação de jogos. Nesta empreitada, conta com o apoio da sócia Heloísa Padilha, responsável pela criação da metodologia pedagógica do projeto. Com o software, alunos e professores criam  jogos autorais que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. 

Formada em  Ciências da Computação pela UFRJ e  em Empreendedorismo pela Martin J. Whitman School of Management da Syracuse University, Carla se considera uma  apaixonada pelo  trabalho e motivada a contribuir com o ODS 4 | Educação de Qualidade, estipulado pela ONU, como parte da Agenda 2030, dentro do pacto global para o desenvolvimento sustentável do planeta. Com o desenvolvimento de software para escolas, Carla encontrou um caminho para assegurar uma educação mais inclusiva e equitativa, reafirmando seu compromisso com a melhoria da educação básica e pública.

3- Carine Ross, CEO e Fundadora da Newa

Jornalista e socióloga, Carine Roos também é especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão há 10 anos. Durante a sua trajetória profissional, dedicou boa parte de sua carreira ao desenvolvimento de mulheres, especialmente na área da tecnologia, a fim de diminuir as desigualdades na área. Em 2021, fundou a Newa Consultoria, uma empresa  de impacto social que prepara organizações para um futuro mais inclusivo por meio de sensibilizações, workshops, treinamentos e consultorias de diversidade. Antes disso, porém, esteve à frente da Escola ELAS, uma iniciativa focada no desenvolvimento pessoal de mulheres que desejam assumir posições de destaque.

Ao todo, mais de 12 mil pessoas foram impactadas em vivências com mais de três mil horas em salas de aula e mais de 2 mil mulheres mentoradas, que hoje estão mais seguras, mais estratégicas e-mais reconectadas com a sua história e com a sua essência. À frente da Newa, Carine tem como missão preparar líderes para que a Diversidade e a Inclusão sejam uma realidade imediata nas organizações.

4-Lívia Brandini, CEO e Fundadora da Kultua 

Empreendedora apaixonada por Transformação Cultural, Gestão de Mudança, Inovação e Alta Performance, Lívia Brandini é Consultora Sênior em Gestão de Mudança, Pessoas & Cultura, Founder Institute Graduate & Mentora, CEO e fundadora e CEO da Kultua, peopletech especialista em diagnósticos de cultura personalizados, gestão de rituais e People Analytics. 

Formada em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP), ela é entusiasta da tecnologia nos processos de transformação empresarial, tem mais de 8 anos de experiência em gerenciamento de projetos e consultoria lean no segmento de serviços industriais diversificados em multinacionais alemãs, como ThyssenKrupp e KAEFER.   

5- Marcela Bazaglia, Co-fundadora do laboratório Pepita

Formada em Letras - Português/Mandarim (bacharelado e licenciatura), Marcela já atuou com Comércio Exterior e tem formação em psicanálise com especialização em psicologia pré-natal. É co-fundadora do laboratório criativo Pepita, que realiza produções audiovisuais e multiplataforma humanizadas, como vídeos de desenvolvimento corporativo, comunicação de marca, experiências de realidade imersiva e games.

Com atuação nos segmentos Corporate, Digital e Ventures, a Pepita  realiza produções audiovisuais e multiplataforma humanizadas, como vídeos de desenvolvimento corporativo, comunicação de marca, experiências de realidade imersiva e games. Com clientes como Whirlpool, Omni e Citrosuco em seu portfólio, atualmente a equipe 100% própria da produtora é composta por cerca de 12 profissionais, incluindo os sócios Júlio A. Santi e Marcela Bazaglia.

6- Denise Asnis, Co-fundadora da Taqe 

Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos, e profissional com mais de 30 anos de experiência. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. Denise tem como missão gerar oportunidades para todos - possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.

7- Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech: 

Graduada e pós-graduada em Marketing pela ESPM, Cristiane Giordano passou por “Big Pharmas” como Sanofi, Boehringer Ingelheim, MSD, Pfizer, Lundbeck e Teva, atuando sempre de forma decisiva em diversas áreas de negócios. Nos últimos anos, esteve à frente da transformação e crescimento da farmacêutica Teva no Brasil.

Além de sua experiência e cases de sucesso, Cristiane é reconhecida por defender os temas de diversidade e integridade dentro do ambiente de trabalho, e desde 2020 faz parte do grupo Pharma Executive Women, que reúne mulheres em cargos de liderança sênior da indústria farmacêutica, oferecendo mentoria para profissionais mulheres que estão começando em cargos de gestão. rviços FHT, bem como traçar o futuro da empresa para que possam contribuir ainda mais para o ecossistema de saúde no Brasil.

Cristiane Giordano está no comando da Funcional, como CEO, desde novembro de 2021. Hoje seu maior desafio é manter o alto nível de entrega e qualidade em todos os produtos e serviços FHT, bem como traçar o futuro da empresa para que possam contribuir ainda mais para o ecossistema de saúde no Brasil.

8- Carolina Dassie, CEO e Fundadora da Hisnek (Minha IVI)

Mestre em administração pela IE Business School, em Madrid, Carolina Dassie Carolina Dassie, mãe e empreendedora, trabalhou por 10 anos no mercado financeiro e, após se ver em uma crise em meio à maternidade, decidiu impactar pessoas de maneira positiva pensando em trazer qualidade de vida e bem-estar no âmbito organizacional. Foi quando ela decidiu empreender e fundou a Hisnek. Desde 2014 no mercado, a healthtech auxilia na prevenção de doenças emocionais no meio corporativo através da IVI –  primeira assistente virtual de saúde emocional e bem-estar no Brasil. Por meio do uso de Inteligência Artificial para a captação de informações e dados de forma sigilosa, a tecnologia já impactou mais de 1,7 milhão de vidas, em diversas organizações nacionais.

Auxiliar as corporações a cuidarem dos seus colaboradores de maneira mais efetiva e a mudar o cenário da saúde mental no país é o que move a fundadora da empresa. “Vi que a saudabilidade das pessoas ia além da alimentação, era preciso pensar na saúde mental também. Saúde mental é sobre que tipo de pessoas queremos devolver para a sociedade no final do dia e é isso que faz a nossa equipe trabalhar cada vez mais para ter uma IVI que faça a diferença na vida das pessoas”, aponta Carolina.

9- Itali Collini, Diretora da Potencia Ventures

Itali Collini é diretora da Potencia Ventures, grupo de investimento voltado para negócios com impacto social, com 10 anos de experiência no mercado financeiro. Como investidora anjo, a empreendedora seleciona startups fundadas por mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência que construam soluções para mercados promissores e usuários sub atendidos. A especialista também mentora empreendedores a entender como e quando captar investimento nos estágios iniciais, além dos tipos de recurso compatíveis com cada negócio.

A empreendedora, assim como a Potencia Ventures, é guiada pelo propósito de ampliar a equidade do mercado e oferecer a empreendedores de diferentes perfis a oportunidade de prosperar. A empresa tem o objetivo de ser um parceiro paciente, flexível e receptivo aos negócios e às equipes de gestão, o fundo leva em consideração o valor agregado de empresas e startups, sem expectativas de retornos imediatos. O fundo identifica, executa e gerencia o capital investido em iniciativas que promovem ecossistemas empresariais fortes e inovadores nos mercados emergentes da América Latina, Índia e Estados Unidos, com atuação focada nos segmentos de educação e empregabilidade.

10- Tatiana Pimenta, CEO e cofundadora da Vittude
Líder de uma das healthtechs referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, Tatiana Pimenta é formada em ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho. Além de ter cursado MBA na Insper e finanças na IBMEC, a executiva tem formação em Engenharia Civil pela UEL. Após passagens por empresas como Votorantim Cimentos S/A, Cimpor, Arauco do Brasil S/A e Hilti, Tatiana migrou para a área de saúde mental, onde em parceria com Everton Höpner, fundou a Vittude, empresa que oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online.

Seu corpo clínico garante credibilidade técnica e curadoria rigorosa no credenciamento de psicólogos, além de desenvolver escalas psicométricas que apoiam empresas na jornada de maturidade em saúde mental. Atende mais de 170 clientes, entre eles Grupo Boticário, Banco do Brasil, Olist, SAP, Telhanorte, Tumelero e L’Oreal, com mais de 600 mil pessoas beneficiadas por suas soluções, gerando R$32 mi em renda para psicólogos brasileiros.

11- Diandra Ribas, COO e cofundadora da 3C Plus

Profissional com mais de 10 anos de atuação em marketing digital para SaaS, Diandra Ribas tem experiência também em criação e implantação de processos, facilitação, scrum, metodologia OKR, inbound e outbound sales. Atualmente é COO e cofundadora da 3C Plus, plataforma 100% em nuvem focada na otimização e automatização da operação de call centers. Única mulher no board, ela foi a responsável por implantar as metodologias de Inbound Marketing e Inside Sales na startup. Em constante crescimento, a 3C Plus, startup de Guarapuava-PR, projeta faturar R$ 16 milhões em 2022 e se tornar um unicórnio até 2025.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp