23/03/2023 às 14h29min - Atualizada em 23/03/2023 às 14h39min

GreenPlat, uma das startups mais premiadas do Brasil, marcará presença no South Summit (RS) e no Web Summit (RJ)

Desde sua fundação, em 2016, a cleantech GreenPlat vem revolucionando a gestão ambiental e sendo reconhecida no mercado pelo impacto positivo que gera em seus clientes

SALA DA NOTÍCIA Adilson Mendes da Cunha Alves

São Paulo, 23 de março de 2023 – Diante da preocupação com a crise climática e seus efeitos no planeta, a busca por um futuro sustentável vem se tornando prioridade para todos. E é neste cenário que atua a GreenPlat, startup brasileira com quase sete anos de existência que oferece tecnologia blockchain para simplificar a gestão, gerando benefícios ambientais, financeiros e regulatórios para empresas e governos. Neste ano, a GreenPlat marcará presença no South Summit (RS), entre os dias 29 e 31 de março, em Porto Alegre, disputando a categoria sustentabilidade e ESG e no Web Summit (RJ), maior evento de tecnologia e negócios do país, que acontecerá em maio deste ano. 

Por meio do software PlataformaVerde™ da GreenPlat, é possível rastrear toda a cadeia produtiva de uma empresa, controlar a geração e destinação de resíduos e perdas produtivas, gerar indicadores ESG e gerir documentos obrigatórios, entre outros serviços. Para se ter uma ideia, em 2022, a GreenPlat rastreou mais de 1 milhão de toneladas de resíduos, dos quais cerca de 410 mil toneladas foram destinadas para reciclagem, promovendo o descarte consciente, gerando ganho financeiro, reduzindo o impacto ambiental e fomentando o cuidado ao nosso planeta.    

Perante o bom desempenho da GreenPlat, ela vem se destacando e sendo reconhecida no âmbito nacional e internacional. “O ano de 2023 mal começou e a GreenPlat foi destaque no desafio do funil de inovação da mineradora Anglo American, com as soluções oferecidas para melhorar os indicadores ambientais e financeiros da empresa. Além disso, fomos pré-selecionados para expor no evento online SDG Global Talent Award, premiação que reconhece as ideias inovadoras de todo o mundo no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU, no objetivo número 11 intitulado “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, com o case da cidade de São Paulo e o uso da frente pública CTR-e”, afirma Anauyla Batista, cofundadora e diretora da GreenPlat. 

Desde 2018, a GreenPlat e seu idealizador, Chicko Sousa, são reconhecidos pelo Fórum Econômico Mundial como Technology Pioneers. Isso abriu portas para participação em grupos de estudo exclusivo no campo de emissões de CO2 e transparência. Em 2019 e 2020, a PlataformaVerde™ conquistou o Prêmio Eco 36 anos, o tradicional selo de sustentabilidade empresarial do Brasil, como a melhor da categoria “produtos e serviços”. Ainda em 2020, ano de pandemia de covid-19 e com diversos desafios, a GreenPlat foi destaque entre mais de 13 mil inscritos como uma das startups mais atraentes para o mercado corporativo, no Ranking 100 Open Startups. E ficaram no top 10 de GovTechs, com a solução de rastreabilidade inovadora de resíduos. 

E não para por aí. Sempre estimulando o potencial das empresas e contribuindo para que elas se tornem mais sustentáveis, ainda em 2020 a GreenPlat conquistou o 1º lugar na Copa do Mundo de Empreendedorismo Etapa Brasil, considerado o maior ecossistema de inovação do mundo, conectando empreendedores de mais de 180 países. Ademais, foi reconhecida pelo Global World Summit Awards, integrando um seleto grupo de 40 soluções mundiais que contribuem para uma sociedade melhor, atendendo aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU. 

Em 2021, entre 18 mil inscritos, a GreenPlat foi eleita em 1º lugar como a cleantech mais atraente para o mercado corporativo, seguindo o Ranking Top 100 Startups, e pela segunda vez como a única cleantech nos 100 startups to Watch.  Já em 2022, foi representada presencialmente no Fórum Econômico Mundial, tendo o privilégio de representar o Brasil e se conectar com outras empresas revolucionárias emergentes pelo mundo. Ainda ano passado, ficou em 1º Lugar no prêmio de inovação do SantanderX Brazil Award na categoria Accelerate. E, por fim, venceu o Open Innovation Contest 2022, promovido pela NTT Data Corporation, para continuar a desenvolver soluções no ecossistema de inovação em que a consultoria atua, incluindo a sede global no Japão. Atualmente, a cleantech conta com mais de 30 reconhecimentos, que só aumentam a cada ano. 

Segundo a executiva, todos estes reconhecimentos trazem ânimo e engajamento para toda a equipe, o que é muito importante dado que a trilha de carreira em uma startup é muito desafiadora. “O mais satisfatório, é ver dia a dia a gestão ambiental melhorando no Brasil, seja no setor público ou privado, e nos dá força saber que nossa tecnologia é chave para impulsionar e acelerar a mudança, trazendo uma mescla de ganhos ambientais com ganhos financeiros, o que leva as empresas a pularem degraus nos seus debates e priorizações internas. Ainda se fala muito e se faz pouco no universo ESG, por isso nós sempre fazemos questão de destacar que ganhos financeiros podem ser reais na busca por ganhos ambientais’, finaliza Anauyla. 

Sobre GreenPlat

A GreenPlat é uma startup brasileira criadora do software SaaS (software como serviço) PlataformaVerde™ para gestão ambiental, responsável por fazer o controle e a rastreabilidade em blockchain de cadeias produtivas para empresas e governos. A startup tem o objetivo de acelerar uma produção mais sustentável e sua solução gerencia todas as etapas do processo produtivo, além de licenças, certificados, transportes, matérias-primas, resíduos e indicadores ambientais que vão do consumo de água, resíduos, energia a emissão de carbono. A startup com quase 7 anos de atuação com importantes reconhecimentos mundiais: é a primeira startup na área ambiental a ser reconhecida como Technology Pioneer pelo World Economic Forum, além de ser membro integrante do Toilet Board Coalition, coalisão internacional de conselho sanitário. São cerca de 3 mil clientes no setor privado usando o software PlataformaVerde™, além de 700 mil usuários em sua solução freemium do seu software direcionado ao setor público. 

    

Informações para Imprensa
Adilson Mendes /[email protected] / (11) 99233-5313 
Milton Rizzato / [email protected] / (11) 98360-1000


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp