22/06/2021 às 09h42min - Atualizada em 22/06/2021 às 13h57min

Como investir na sua empresa e deixar preparada para futuras crises?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Investir na empresa pode ser uma boa maneira de se proteger contra futuras crises. Afinal, ninguém esperava a pandemia do coronavírus em 2019 e as empresas ainda está colhendo os frutos negativos dessa crise. 

Portanto, investir na sua empresa, deixando-a mais preparada para eventuais futuras crises pode ser uma ótima maneira de proteger seu grande patrimônio. 

Mas, como investir na empresa buscando esse propósito? Vamos te dar algumas orientações para isso, confira! 

  1. Estratégias para investir na empresa 

Primeiramente, é importante dizer que nem todas as empresas são iguais, com verbas iguais. Ou seja, os caminhos apontados podem ser ligeiramente diferentes para uma em relação a outras. 

Mas, é importante seguir uma estratégia, para manter os objetivos da empresa sempre alinhados. 

  1. 1 – Prevenir é sempre melhor do que remediar 

Muitas empresas não lidam com gerenciamento de crises, nem fazem planos para crises, acreditando que é melhor adiar isso, ou deixar para quando o problema surgir. 

Ledo engano. A prevenção de crises é sempre a melhor estratégia. E aqui estão algumas razões para isso: 

  • Durante uma crise, aumenta a tendência de tomar decisões equivocadas; 
  • Não há tempo para refletir e pensar quando a crise já está instalada; 
  • Muitas vezes, não há preparo financeiro para suportar a crise, o que pode levar a empresa a fechar. 

Portanto, prevenir uma crise é sempre melhor do que ter que resolver tudo, enquanto a crise já se arrasta. 

  1. 2 – Estruture uma equipe responsável pela crise 

É importante que você estabeleça, dentro da sua empresa, uma equipe que trabalhará com a crise, caso ela surja. 

Dessa forma, procure incluir não somente os líderes, mas também outros colaboradores que possam fazer a diferença quando esse momento venha surgir. 

  1. 3 – Relacionamento com o cliente 

Uma das melhores formas de se investir na empresa para futuras crises é focar no bom relacionamento com o cliente. 

Afinal, o que o cliente pensa sobre a sua empresa? Existe um bom canal de comunicação? E ouvidoria? 

Caso o cliente tenha tido uma demanda não atendida ou precisar devolver um produto, o processo é simples ou extremamente difícil e penoso para o cliente? 

Se você respondeu não a algumas dessas perguntas, então um dos passos essenciais é investir na melhora da comunicação com seu cliente. 

Para isso, estabeleça canais de fácil acesso. Responda a e-mails ou mensagens com prontidão. Passe prazos realistas, que você efetivamente cumprirá. 

Além disso, em caso de descontentamento do cliente, os processos de devolução de produtos ou estorno devem ser fáceis, rápido e sem complicações. 

Caso sua empresa seja de venda de produtos, é essencial, atualmente, ter um site de vendas online bem estruturado, que não dá muitos erros e que tenha as informações claras para seu cliente. 

No momento de crise, o melhor é ter uma boa imagem junto ao cliente, pois isso garante que sua empresa conseguirá se manter estruturada durante o período difícil, podendo se recuperar no futuro. 

  1. 4 – Invista em mídias sociais e marketing digital 

Se você ainda não começou a migrar sua empresa para o âmbito digital, então saiba que está perdendo muito dinheiro. 

Na crise do coronavírus, muitas empresas tiveram que começar a venda de produtos online, o que representou um enorme desafio, para quem não tinha nada de e-commerce ainda. 

As redes sociais atualmente representam enorme percentual não só de engajamento, mas também de vendas. Já há dados que o Instagram é uma excelente plataforma para vendas de produtos. 

O Facebook possui o marketplace e você consegue também fazer pagamentos, tanto pelo Instagram, quanto pelo Whattsapp. Já visualizou todo o potencial de ganhos financeiros que sua empresa pode ter? 

Mas, não adianta fazer tudo mais ou menos. Caso sua empresa ainda não tenha um site, crie um site adequado, informativo e que permita seu cliente a conhecer sua empresa e seu diferencial. 

Tenha sempre o site bem atualizado e faça o link desse site com as redes sociais. Invista em trabalhos de divulgação de marketing digital. 

Uma boa estratégia é contratar uma empresa que trabalhe somente com marketing digital, deixando claro quais são seus objetivos. 

Se a última crise ensinou algo, é que não se pode mais ignorar a importância e o peso das vendas online. E assim, o marketing digital ganhou uma importância gigantesca no sucesso das empresas que conseguiram bom desempenho, mesmo durante a crise. 

  1. 5 – Foque em metas, desenvolvimento e aprimoramento

Um diferencial é sempre necessário. Mas, imagina em um momento de crise?

Portanto, um dos fatores importantes é focar nas metas, desenvolvimento e também no aprimoramento da empresa. 

Em momentos de crise, será difícil ter verba disponível para poder aprimorar a equipe. Assim, o momento para investir na sua empresa em aprimoramento é antes da crise se instalar. 

Com esses 5 direcionamentos, você conseguirá investir na sua empresa, para quando uma crise aparecer, você não se encontrará sem chão, ou então despreparado para se manter de pé. 



 
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