23/06/2021 às 18h24min - Atualizada em 23/06/2021 às 19h39min

TotalPass investe na saúde mental e emocional de seus colaboradores

Conhecida por oferecer saúde e bem-estar a colaboradores de empresas parcerias através de um benefício corporativo de atividade física, a TotalPass promove ações voltadas ao seu próprio time

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
Diante das incertezas e desafios trazidos pela pandemia, o número de pessoas com quadro de depressão e ansiedade cresceu consideravelmente, de acordo com especialistas. Um estudo feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) constatou um aumento de 90% nos casos de depressão no ano passado. Já a pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontou que, entre maio e julho de 2020, 80% dos brasileiros ficaram mais ansiosos.
Diante desse cenário, a TotalPass identificou mudanças comportamentais de alguns colaboradores do time neste período e decidiu investir em projetos voltados à saúde mental e emocional de sua equipe. Para isso, foi criada a iniciativa "Líder Acolhedor", na qual os integrantes apontaram 3 líderes com os quais se sentiriam mais à vontade em falar sobre questões pessoais, inclusive sobre seu estado emocional.
"Com o trabalho 100% remoto, que se manteve de março a setembro do ano passado, perdemos o contato pessoal com nossos colaboradores. Apesar das reuniões virtuais, eles passaram a ter uma maior convivência familiar e se isolaram do convívio social com outras pessoas. Neste período, surgiram casos de ansiedade, separação e diferentes crises relacionadas às incertezas do contexto pandêmico. Essas questões afetaram a saúde emocional e psicológica, refletindo na atuação no trabalho. Para reverter esses quadros, decidimos investir em práticas que pudessem ajudar a manterem o equilíbrio e o bem-estar, diante da situação. Foi assim que surgiu o projeto "Líder Acolhedor", no qual passamos a oferecer suporte psicológico para aqueles que querem e necessitam desse acompanhamento, de maneira gratuita", conta Mônica Guidoni, Head de Gente e Gestão na TotalPass.
O programa Líder Acolhedor treina a liderança para ter esse primeiro contato com o colaborador de forma mais humanizada. O objetivo é identificar o que está acontecendo por meio de uma escuta ativa e, quando necessário, sugerir o encaminhamento para as sessões de terapia. Para os acompanhamentos psicológicos, a TotalPass contratou a Psicologia Viva, uma plataforma que oferece sessões de terapia on-line com profissionais especializados em diferentes áreas.
"Hoje, todos os colaboradores da TotalPass podem fazer uma sessão de terapia por semana, sem qualquer custo. O processo é simples e pode ser realizado de qualquer lugar, já que é virtual. O colaborador entra na plataforma e pode escolher qual tipo de assunto quer abordar com o profissional. Esse atendimento é totalmente sigiloso e privado para que se sintam 100% a vontade em falar sobre suas necessidades e questões, sejam elas pessoais ou profissionais", explica Mônica
Para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais acolhedor e propício para o bem-estar mental e emocional das equipes, a Psicologia Viva levanta o percentual de casos de ansiedade, por exemplo, para que a TotalPass avalie se as demandas e abordagens da empresa podem estar contribuindo com esse quadro e, assim, se necessário, ajustar a atuação.
"Queremos que nossos colaboradores se sintam bem, tanto no trabalho, quanto em sua vida pessoal. Oferecemos bem-estar para nossos clientes e não poderíamos deixar de fora a nossa própria equipe", finaliza Mônica.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp