27/09/2023 às 10h42min - Atualizada em 27/09/2023 às 13h42min

Compreendendo o SAP: Explorando as Camadas e Estrutura do Líder em Sistemas Operacionais

Por Paulo Secco, fundador e CEO da Mignow

https://mig-now.com/
Paulo Secco
Divulgação: Paulo Secco

O S/4HANA marca a próxima etapa na evolução do sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP, substituindo o ECC, cuja descontinuação está prevista para 2027. Esse sistema proporciona insights instantâneos por meio de análises em tempo real, capacitando decisões mais rápidas e informadas com dados atualizados e precisos. Além disso, ele se integra de maneira mais eficiente com outras soluções da SAP, apresentando uma interface inovadora e melhor usabilidade.

O diferencial do S/4HANA reside em sua execução na plataforma de banco de dados in-memory da SAP, chamada SAP HANA. Isso implica que os dados são armazenados na memória principal do servidor, garantindo acesso instantâneo e acelerando os processos empresariais. Essa arquitetura possibilita análises em tempo real e insights imediatos, fundamentais para a tomada de decisões estratégicas. O resultado é uma transformação significativa, alcançada por meio de uma arquitetura simplificada, modelo de dados otimizado e uma interface de usuário intuitiva.

Considere a seguinte situação: o governo local decide implementar um novo imposto ou alterar a forma como um imposto existente é cobrado. Com o SAP, a empresa pode se ajustar de forma imediata através de uma simples atualização, sem a necessidade de preocupações extras. Isso serve como um exemplo concreto que destaca a importância de manter o sistema atualizado. Existem softwares que podem auxiliar neste processo, como o MIGNOW .

Adicionalmente, o S/4HANA apresenta um modelo de dados simplificado, eliminando redundâncias e complexidades da versão anterior, resultando em uma estrutura mais enxuta e processos empresariais mais eficientes. A interface de usuário, chamada SAP Fiori, adota um design responsivo que oferece uma experiência moderna e intuitiva baseada em aplicativos. Essa interface consistente e personalizável permite aos usuários acessar informações e funcionalidades pertinentes de maneira fácil.

O S/4HANA também se integra de maneira abrangente com outras soluções, como o SAP Ariba para gerenciamento da cadeia de suprimentos, SAP SuccessFactors para recursos humanos e SAP Hybris para comércio eletrônico. Essas integrações fornecem uma visão completa dos processos empresariais, aprimorando a eficiência operacional. A capacidade de integração móvel permite a utilização do sistema em tempo real, ampliando sua utilidade.

O ecossistema SAP abrange diversos módulos, cada um correspondendo a recursos específicos. Entre os módulos básicos do sistema, destacam-se: SAP MM - Material Management (Gestão de Materiais); SAP SD - Sales and Distribution (Vendas e Distribuição); SAP FI - Financial Accounting (Contabilidade Financeira); SAP PP - Production Planning (Planejamento da Produção); SAP PS - Project System (Sistema de Projetos); SAP CO - Controlling (Controladoria); SAP QM - Quality Management (Gestão da Qualidade); SAP PM - Plant Maintenance (Manutenção de Plantas); SAP WM - Warehouse Management (Gestão de Armazéns) e SAP RE - Real Estate (Gestão Imobiliária).

Apesar de seus atributos, o SAP é conhecido por sua complexidade. Ao lidar com grandes empresas, que frequentemente possuem segmentações complexas, diferentes linhas de negócios e ambientes diversos, o SAP se adapta a variados contextos. Essa abrangência e completude aumentam a complexidade das migrações.

Desafios como interrupções (downtime) e adaptação a novas infraestruturas são considerados obstáculos. Essas dificuldades, somadas aos custos, levam algumas empresas a optar por soluções alternativas ao SAP. Porém, essa escolha exige cautela, pois pode gerar problemas de atualização e questões técnicas que comprometam a experiência de uso e levem a divergências. Para a análise destes casos e auxílio na migração de forma bem sucedida, é recomendado que a organização recorra a uma empresa especializada, que fornecerá suporte e auxílio durante todas as etapas. Vale ressaltar que tais usuários não contam com o suporte direto da SAP, conhecido como Enterprise Support.

Uma pesquisa conduzida pela Mignow revelou que 48,6% das empresas planejam migrar para o S/4HANA em até 2 anos, e 17,01% estão em processo de migração. Porém, com o iminente descontinuação do ECC, as organizações que não completarem a transição até 2027 enfrentarão obsolescência e taxas por uso sem o suporte da SAP. Além disso, apenas 20,6% dos entrevistados compreendem os benefícios da migração, enquanto 44,1% permanecem neutros e 33,3% não têm entendimento sobre o tema. A falta de informação também se reflete nos aspectos de custo e cronograma da conversão.

Esses dados indicam a persistência de dúvidas e a necessidade de esclarecimento sobre os benefícios do S/4HANA, bem como sobre a iminente descontinuação do ECC.

Paralelamente, a transformação digital permanece como um conceito relativamente abstrato, pois é difícil prever com precisão a tecnologia dos próximos 5 ou 10 anos. A adoção do S/4HANA, junto a um consultoria para mantê-lo atualizado e realizar as coletas de dados e pesquisas internas necessárias, oferece uma salvaguarda contra essa incerteza, já que o sistema está em constante evolução, fornecendo atualizações alinhadas com as novas tecnologias do mercado. O software foi concebido para acompanhar a transformação digital, estando pronto para integração com IA, IoT e outras tecnologias, assegurando que as organizações permaneçam atualizadas nos próximos anos.

Um exemplo notável dessa integração com novas tecnologias é a conectividade com dispositivos móveis. Grandes empresas têm grande interesse em acessar relatórios e dados por meio de dispositivos móveis, permitindo ações em tempo real sem depender de um computador.

Esse é apenas um entre os muitos recursos que o sistema oferecerá em futuras atualizações, criando expectativa e curiosidade sobre o que a transformação digital trará aos usuários nos próximos anos.

*Paulo Secco, um experiente profissional com mais de 20 anos de atuação em empresas de tecnologia renomadas, como Xerox, Accenture, Softtek e SAP. Em 2010, fundou sua própria empresa de consultoria, a Integra IT, onde obteve grande sucesso, impressionando a Essence, um dos principais parceiros da SAP no Brasil,  que o convidou para se juntar à empresa como sócio e COO. Em 2017, Paulo Secco iniciou o desenvolvimento de um software revolucionário para converter SAP ECC para S/4HANA de forma automática. Dois anos depois, lançou esse software no mercado, obtendo um enorme sucesso com o famoso case, RFM, executado em apenas 18 dias. Com base nessa experiência, em 2020, ele articulou um novo modelo de negócios de software, percebendo a necessidade de ajudar os clientes em todas as jornadas do SAP, não apenas em projetos de conversão, mas também em todas as atualizações anuais. Atualmente, é o fundador da Mignow, uma empresa de software SAAS. Para focar ainda mais nessas operações, decidiu "spin-off" as atividades para a Essence. Sua visão estratégica e liderança o impulsionaram a estabelecer a Mignow como uma referência no setor, oferecendo soluções inovadoras e de qualidade para clientes em busca de excelência no ambiente SAP.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp