19/02/2024 às 10h37min - Atualizada em 19/02/2024 às 21h18min

Brigadeiro, o doce que marcou o Brasil

Como um docinho de festa é uma das melhores representações do povo brasileiro

Vero Lettera Comunicação
Sweet Amora
 
O brigadeiro, um dos doces mais emblemáticos e queridos do Brasil, além de possuir uma história que se entrelaça com a própria identidade cultural do país. E para nos ajudar a entender sua origem pedimos ajuda a confeiteira Gabriele Mendes.
 
"A origem do brigadeiro remonta à década de 1940, num período de escassez de ingredientes importados como o chocolate. Naquele tempo, a criatividade dos confeiteiros brasileiros foi posta à prova, levando à invenção de uma receita que utilizava leite condensado, manteiga e chocolate em pó, ingredientes disponíveis e acessíveis no mercado interno." Diz Gabriele
 
Desde de aquela época ele já era muito popular em festas, como as de campanha do Eduardo Gomes, candidato à presidência da República em 1945, por este motivo que rapidamente ficou conhecido como "o doce do brigadeiro". Com o passar do tempo, o nome foi abreviado e o doce passou a ser chamado simplesmente de brigadeiro.
 
Além de sua história intrigante, o brigadeiro também se destaca pela versatilidade. "Originalmente enrolado em pequenas bolinhas e coberto com granulado de chocolate, hoje nós podemos produzi-lo em diversas variações, desde as versões gourmet, com sabores como pistache, morango e limão, para eventos chiques como casamentos até versões mais simples para festas menores em sua forma de copinho ou como recheio para bolo." Conta a confeiteira.
 
O brigadeiro não é apenas um doce. É um símbolo de festividade, uma expressão de criatividade culinária e um pedaço da história cultural do Brasil. De festas infantis a casamentos, de8 simples reuniões familiares a grandes eventos, o brigadeiro marca presença, reafirmando seu status como um verdadeiro tesouro nacional.
 
Serviço: Sweet Amora Confeitaria
Gabriele Mendes Bacarin
Confeiteira empreendedora
(41) 98822-5944
@sweetamoracwb
[email protected]                                                                    

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp