19/02/2024 às 10h29min - Atualizada em 19/02/2024 às 21h18min

O atendimento já te fez desistir de um restaurante?

Da decepção ao diferencial - o poder de um bom atendimento na era competitiva dos negócios

Kaísa Christina Romagnoli
Divulgação
Não existe nada que agrade a todos. Mas também não se deve negligenciar o poder de um bom atendimento ou ainda ignorar os impactos de um mau atendimento. A verdade é que esse ponto tem um papel fundamental nas relações entre empresa e consumidor. 
"Eu costumava pedir refeições de um restaurante para entrega em casa, a comida é excelente, o que despertou a minha curiosidade em conhecer o espaço físico. Infelizmente, tive uma experiência decepcionante no atendimento. Ao entrar, não fui recebido com cortesia pela equipe. Durante o pedido, a espera pelos pratos foi excessivamente longa e, quando eles finalmente chegaram, estavam frios. Além disso, os funcionários pareciam desinteressados em resolver as questões que eu levantei. Essa experiência prejudicou a qualidade da minha visita ao estabelecimento", relata Luciano Salustiano da Silva, de 41 anos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Food Service Brasil (IFB), a relação entre um restaurante e seu cliente está ligada ao aspecto emocional e à experiência vivida no estabelecimento. Nesse contexto, o atendimento ao cliente pode ser a principal vantagem competitiva, sendo um elemento essencial para atrair e fidelizar mais clientes. Dessa forma, a empresa precisa se preocupar com o relacionamento que estabelece com seus clientes, a fim de se destacar da concorrência. Isso só pode ser alcançado através de uma estratégia de atendimento bem estruturada.
Considerando esses fatores, torna-se imprescindível que a empresa compreenda o que caracteriza um mau atendimento, a fim de evitar práticas inadequadas com seus clientes. Como visto no relato, o garçom é um profissional intimamente ligado a experiência com o cliente. Nesse sentido, a qualificação é um importante componente a ser considerado nesse processo.
Cursos especializados
Investir na formação profissional de um garçom é de extrema importância. Um serviço de qualidade, uma comunicação precisa, conhecimento do menu, organização, agilidade e cordialidade são fatores decisivos. “Tive outra experiência memorável, visitei um restaurante pela primeira vez e fui muito bem atendido pelo garçom. Em uma conversa simples ele entendeu meus gostos e sugeriu um prato espetacular, o que elevou a experiência demonstrando o profissionalismo daquele garçom”, conclui Silva.
O Instituto Gourmet Brasil, a maior rede de franquias especializada em cursos na área da gastronomia, oferece o curso de garçom vendedor, com foco no ensino de habilidades relacionadas à profissão. O curso possui o conteúdo dividido em módulos, nos quais os alunos terão mais autonomia e embasamento para ingressar no mercado de trabalho com diferenciais importantes no setor.
O garçom é fundamental para o sucesso do restaurante, capaz de converter uma refeição em uma experiência memorável e fidelizar a clientela. Um cliente satisfeito voltará a buscar uma experiência agradável e irá indicar para amigos.
Para saber mais sobre os cursos do Instituto Gourmet, acesse: https://institutogourmet.com/cursos/garcom-vendedor/

Sobre Instituto Gourmet
Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp