22/02/2024 às 15h05min - Atualizada em 23/02/2024 às 01h21min

Carnaval registra aumento de 78% no consumo de cerveja e de 48% na água mineral

Alimentos congelados chegaram a aumentar o consumo em 46%

LIPR
Pixabay

À medida que o Brasil entrava na época do Carnaval, os hábitos de navegação dos consumidores se afastaram de opções mais saudáveis e migraram para itens relacionados à festividade. Ao comparar os padrões de busca no aplicativo de descontos Lessy, entre a primeira semana de janeiro e a primeira de fevereiro de 2024, a cerveja teve um aumento de 78% nas visualizações dos clientes e, com as temperaturas extremas no país, a água mineral subiu em 48%. 

De acordo com Mathias Ferraz, diretor de desenvolvimento de negócios da Lessy no Brasil, ao analisar o aumento da atividade em torno de determinadas categorias, os varejistas previram com maior assertividade os padrões de gastos dos clientes e ajustaram seu controle de estoque de acordo com a necessidade aumentando, assim, a receita e a retenção de clientes.

“Parece que as resoluções de Ano Novo dos brasileiros caíram no esquecimento”, comenta Mathias, “embora possa não ser a opção mais saudável após as festas de fim de ano, faz sentido que as pessoas decidissem estocar cerveja antes de começar a maior festa do mundo, já que esse item, em particular, costuma ser vendido nas ruas por um preço mais alto. O mesmo aconteceu com a água mineral, já que o valor é mais barato nos supermercados, além de  ser muito recomendada neste período de altas temperaturas.”

No entanto, Ferraz acrescenta que não está claro se o aumento de interesse nesses itens sinaliza um retorno da confiança do consumidor no período que antecede o Carnaval, ou se está relacionado a uma postura mais cautelosa e econômica.

O Carnaval foi apenas a segunda edição "normal" das famosas festas e desfiles de rua desde a pandemia e, com a previsão de tempo bom na maior parte do país, havia esperança de um retorno aos números recordes de público, aumento do turismo e impulso econômico. Mesmo assim, o clima de alegria foi um pouco abafado pela decisão do governo do Rio de Janeiro de declarar uma emergência sanitária em resposta a um aumento nos casos de dengue, isso apenas uma semana antes do início oficial da comemoração.

De acordo com a Lessy, além das altas buscas por descontos em cerveja e água mineral, com as temperaturas extremamente altas no país durante o Carnaval, os brasileiros também buscaram praticidade durante os dias de folia, buscando 46% mais alimentos congelados para recarregar as energias. O sorvete também aumentou o número de buscas em 44%, enquanto os ovos apontaram um aumento de 41%.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) prevê que o Carnaval deste ano deve movimentar R$ 9 bilhões, 10% a mais do que no ano passado, sendo esta a primeira vez que os gastos devem superar os níveis pré-Covid.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da Question Pro, 44% da população pretendia aproveitar o Carnaval deste ano, em comparação com 37% em 2023. Sete em cada dez brasileiros também planejaram gastos extras durante o feriado, inclusive com alimentos (83%), bebidas não alcoólicas (62%) e bebidas alcoólicas (51%).

"Mesmo que as pessoas tenham ficado em casa para aproveitar a folga do trabalho ou fugido da loucura da cidade para passar alguns dias relaxantes no litoral, todos estavam em busca de boas ofertas nos supermercados locais, antes e depois do feriado", acrescenta Mathias. "Embora o comércio eletrônico esteja crescendo em outras áreas, 90% dos brasileiros ainda preferem fazer suas compras de supermercado na loja, em vez de comprá-las on-line. Inclusive, quase metade desses compradores vão procurar as melhores ofertas disponíveis de forma online antes de sair de casa."

Ele conclui que os supermercados devem procurar otimizar a jornada e a retenção de clientes interagindo com os compradores em potencial antes que eles decidam comprar com ofertas e descontos especiais. “Uma maneira comprovada de aumentar essa visibilidade digital é as lojas fazerem parcerias com aplicativos de desconto, como a Lessy, oferecendo uma jornada do cliente mais integrada, do digital ao físico”, finaliza. 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp