22/02/2024 às 15h03min - Atualizada em 23/02/2024 às 01h21min

O Mundo Virtual e suas Amplas Oportunidades

Muitas pessoas ainda veem esse meio como uma opção repleta de incertezas, por não ser tão intrincado quanto às atividades profissionais tradicionais. 

Adriano Silverio Luz
https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-um-ipad-preto-221185/
 

Muitas pessoas ainda veem esse meio como uma opção repleta de incertezas, por não ser tão intrincado quanto às atividades profissionais tradicionais. 

Vamos explorar, então, como funciona o mercado digital.

Crescimento Impactante do Mercado Digital na Economia

Com o passar do tempo, o mercado digital tem exercido um papel cada vez mais influente na economia brasileira. De fato, seu crescimento tem sido acelerado, e os impactos são notavelmente positivos, mesmo em períodos de crise econômica.

Neste texto, vamos aprofundar o entendimento sobre este mercado e examinar os dados e estatísticas que ajudam a compreender o avanço desse segmento e sua influência na economia do Brasil.

Mercado Digital e a Economia Online

Primeiramente, é essencial compreender o que se entende por economia digital. De maneira simplificada, a economia engloba tudo relacionado a finanças (compras, vendas, transações financeiras, investimentos, etc.).

Digital, como já é de conhecimento geral, refere-se a tudo que está ligado à internet e ao mundo virtual. Portanto, a economia digital abrange todas as transações financeiras realizadas online.

 

A internet há muito tempo ultrapassou sua função como uma mera plataforma de entretenimento, tornando-se um vasto campo de negócios.

Os e-commerces, por exemplo, têm crescido diariamente e movimentam quantias substanciais. Se você já realizou compras online, esteja ciente de que contribuiu para a dinâmica da economia e do mercado digital.

O Impacto da Pandemia no Mercado Digital

A pandemia de COVID-19 trouxe desafio mundial e abalou as economias mundiais. No entanto, o mercado digital se beneficiou dessa situação.

Com as restrições de movimentação e lojas físicas fechadas, as compras online passaram de uma alternativa para se tornarem uma rotina na vida das pessoas. Até aqueles mais céticos quanto ao comércio online passaram a reconhecer suas vantagens.

O volume de compras online aumentou durante a pandemia e se manteve elevado mesmo após a reabertura das lojas físicas e o avanço da vacinação.

 

Dados e Números do Mercado Digital

 

Conforme o relatório "Transformação Digital na América Latina", o mercado digital está assumindo um papel central na economia.

Em 2021, por exemplo, o mercado digital movimentou R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% em relação a 2020.

Embora as vendas tradicionais ainda representem a maior parte do mercado, a tendência é que o cenário mude com o tempo.

O diferencial está no fato de que muitos produtos vendidos online também estão disponíveis em lojas físicas, mas a conveniência e, muitas vezes, o custo mais baixo das compras online são bastante atraentes.

Tecnologia e Avanço do Mercado Digital

As fintechs, anteriormente vistas como negócios incipientes, hoje são reconhecidas como parte robusta e atraente do mercado.

Isso se deve ao crescente espaço que as soluções tecnológicas têm ganhado em grandes corporações. Empresas de todos os tamanhos estão percebendo que sem investimentos em tecnologia, não é possível destacar-se no mercado atual.

Portanto, as fintechs têm uma contribuição significativa para o mercado digital e, por consequência, para a economia brasileira.

Como as empresas lucram no Ambiente Digital?

Pode parecer que estamos falando apenas de grandes corporações e tecnologia de ponta, mas o mercado digital vai além disso. Quando você faz uma compra online, mesmo que seja por uma plataforma como o Instagram, está impulsionando o mercado digital.

E isso nos leva a um segmento importante neste contexto: empresas que utilizam o marketing digital para potencializar seus resultados.

Isso é válido tanto para negócios exclusivamente online quanto para aqueles que operam tanto no ambiente físico quanto no digital.

Conforme mencionado ao longo deste artigo, o mercado digital é promissor e se expandiu devido à pandemia. Empresas que souberam aproveitar esse momento mantêm estratégias sólidas de marketing digital


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp