22/02/2024 às 14h24min - Atualizada em 23/02/2024 às 01h21min

Por que a inteligência artificial deveria importar para você?

João Paulo Tavares é diretor de Marketing na Semantix

João Paulo Tavares
Semantix
 

A inteligência artificial (IA) desempenha um grande papel na transformação do mundo. A presença dessa ferramenta deixou de ser algo específico de filmes de ficção e se tornou real e presente no nosso cotidiano — é uma realidade que atua de forma ativa e contínua e altera significativamente a maneira que vivemos e trabalhamos.

As interações com a tecnologia moderna no nosso dia a dia estão totalmente relacionadas com a inteligência artificial, desde o uso de smartphones até o ato de compras online e interações em redes sociais. Possuímos a percepção de que essa inteligência está presente apenas na recomendação de produtos específicos, mas a utilização dela transcende o cotidiano e se estende às habilitações para setores inteiros, como a programação de máquinas agrícolas para realizar ajustes automáticos na aplicação de insumos ou no setor climático. Neste último caso, a IA se torna essencial para a construção de estratégias ambientais eficazes no combate do aquecimento global. 

No mercado de trabalho, essa ferramenta está desempenhando um papel importante por meio da criação de novas oportunidades profissionais, demandando conhecimentos e habilidades que antes eram inimagináveis. Entender e lidar com a inteligência artificial tornou-se algo essencial para estar em constante evolução no mercado de trabalho.

Apesar dos avanços promissores e das oportunidades criadas pela tecnologia, é crucial reconhecer as preocupações e apreensões de algumas pessoas em relação ao impacto da IA nos postos de trabalho. Uma pesquisa realizada pela Accenture apontou que 44% das pessoas entrevistadas, com idade entre 18 e 34 anos, se sentem confortáveis com a ideia de usar meios de conversação de IA para o trabalho. 

Em comparação, existe uma parcela que ainda teme ser substituída por sistemas automatizados. Essa apreensão se baseia somente na introdução do desconhecido. É importante abordar novas ideias com soluções estratégicas que apresentem a requalificação profissional e promovam um debate aberto sobre o equilíbrio entre o progresso tecnológico e o modelo de trabalho tradicional. 

Portanto, é importante entender a IA para estar preparado para o futuro e aproveitar positivamente oportunidades que apareçam para usar essas ferramentas em conjunto com diferentes formas de trabalho. Compreender a inovação é uma competência essencial no atual desenvolvimento da sociedade, já que o futuro está totalmente interligado com a IA. Aprender sobre o tema é ter a IA como uma companheira indispensável na jornada para um futuro promissor. 


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp