23/02/2024 às 15h43min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h24min

Confira TOP 10 invenções da NASA que ganharam nosso cotidiano!

Confira contribuições de tecnologias desenvolvidas pelo Programa Espacial que ganharam nosso dia a dia ao longo dos anos.

TM Americas
Imagem meramente ilustrativa/cortesia Kennedy Space Center Visitor Complex
Uma coisa é certa, o astronauta Neil Armstrong não sabia até que ponto estava certo quando, ao se tornar o primeiro homem a pisar na lua, em 20 de julho de 1969, declarou em sua fala sobre "um enorme salto para a humanidade". Afinal de contas, você sabia que neste exato momento pode estar fazendo uso de alguma invenção desenvolvida pela NASA? O Programa Espacial tem sido um catalisador crucial para o avanço da tecnologia e da inovação, fornecendo não somente um profundo conhecimento do universo, mas revolucionando a vida humana na terra.

Muitas dessas inovações e tecnologias desenvolvidas passaram por adaptações e melhoraram a vida aqui mesmo na Terra. De dispositivos de comunicação e monitoramento a sistemas de navegação, até mesmo a câmera do seu celular e o famoso “travesseiro da NASA” são algumas das conquistas resultantes do Programa Espacial que têm permeado muitos aspectos do nosso cotidiano.

E tais invenções e tecnologias não apenas facilitam nossas vidas, mas inspiram a explorar, aprender e expandir ainda mais os limites do conhecimento humano sobre o universo. Confira um TOP 10 inventos que ganharam nosso dia a dia:

Câmera de telefone
Talvez a mais utilizada por todos atualmente, afinal, quem é que não tem um smartphone hoje em dia não é mesmo? Na década de 1990, uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) trabalhou para criar câmeras pequenas o suficiente para caber em espaçonaves e com qualidade científica – 1/3 de todas as câmeras contém tal tecnologia.

Fórmula enriquecida para bebês
Papinhas e fórmulas de leite artificial para bebês já existiam, mas foi graças a uma pesquisa patrocinada pela NASA, que explorou o uso de algas em viagens espaciais de longa duração, que se chegou a um ingrediente de enriquecimento nutricional.

Precisão do GPS
Desenvolvido nos anos 1970, o sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS, foi uma importante invenção, mas que ficou ainda melhor com o dedo da NASA que, na década de 1990, criou um software para corrigir erros nos dados transmitidos na rede global de receptores de GPS. Com isso a tecnologia ficou cada vez mais aprimorada, até chegarmos a alta precisão que temos hoje.

Calçados atléticos
Neste caso, em particular, a fala de Neil Armstrong, sobre "um enorme salto para a humanidade" vem totalmente a calhar. Os tênis Nike Air não existiriam se não fosse pela tecnologia de construção de trajes desenvolvida pela NASA. Foi um então engenheiro da agência espacial quem primeiro apresentou a ideia.

Aspirador portátil
A NASA abordou a Black & Decker para desenvolver um dispositivo leve para coletar amostras na lua. A empresa então usou tal tecnologia para criar o Dustbuster em 1979. O aspirador portátil obteve sucesso imediato – vendendo mais de um milhão no primeiro ano. Embora não fosse muito poderoso, a conveniência triunfou e evoluiu com os anos.

Espuma de memória
Quem nunca viu para vender ou tem um famoso “travesseiro da NASA”? Mas, que fique claro: a agência espacial norte-americana NUNCA desenvolveu um travesseiro se quer para astronautas que dirá para nós. No entanto, a tecnologia desse produto é consequência de um material criado pela NASA na década de 1970. A incrível espuma com elevada dissipação de energia, chamada viscoelástica. Quando a patente passou a ser de domínio público ganhou o mercado de travesseiros, colchões e acessórios esportivos.

Fones de ouvido sem fio (wireless)
A NASA, sendo uma das precursoras do avanço da tecnologia de comunicação, desenvolveu esses fones de ouvido wireless para permitir que os astronautas ficassem com as mãos livres, sem fios.

Lentes resistentes a arranhões
Também devemos à agência espacial norte-americana o benefício das lentes resistentes a arranhões em nossos óculos. Para evitar que pó e partículas pudessem danificar as viseiras dos capacetes dos astronautas, a NASA desenvolveu um processo para criar lentes anti-riscos. O Lewis Research Center criou uma técnica que foi desenvolvida e patenteada. E assim, a indústria óptica adotou rapidamente tal tecnologia para tornar os óculos 10x mais resistentes a riscos do que anteriormente.

Termômetros de ouvido
A NASA e a Diatek desenvolveram um termômetro auditivo que usa tecnologia de astronomia infravermelha para medir a quantidade de energia emitida pelo tímpano. E assim temos versões que podem medir a temperatura em menos de 2 segundos.

Aparelhos dentais transparentes
A Alumina Policristalina Translúcida (TPA, na sigla em inglês) foi desenvolvida inicialmente para proteger antenas infravermelhas no espaço. No entanto, a cerâmica translúcida acabou caindo nas graças dos fabricantes de aparelhos ortodônticos nos anos 1980, uma vez que permitiu a criação de aparelhos mais resistentes do que os clássicos metálicos cuja transparência foi um atrativo estético.

FICA A DICA - Uma viagem para a Flórida não está completa se no roteiro não constar uma visita ao Kennedy Space Center Visitor Complex, em Cabo Canaveral. A menos de uma hora de Orlando, o Parque da NASA, como é carinhosamente conhecido, é perfeito para todas as idades, desde aspirantes a astronautas até os veteranos que assistiram os primeiros avanços da NASA. Por lá todos se divertem com as atividades disponíveis.
Não deixe de consultar a programação diária. Mais detalhes e informações para sua visita que podem ser encontradas no site oficial.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp