27/02/2024 às 17h24min - Atualizada em 27/02/2024 às 23h27min

Pesquisa revela que a experiência do usuário é fundamental na implementação do SASE

Pesquisa da Check Point Software revela a visão de 608 profissionais de segurança que destacaram a mudança em direção a soluções de segurança centradas no usuário

https://www.checkpoint.com/pt/
Check Point Software
Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software
A Check Point Software divulga uma pesquisa global com percepções de 608 profissionais de segurança, a qual destaca a importância crítica da experiência do usuário final na adoção e implementação de soluções Secure Access Service Edge (SASE). A maioria (72%) dos entrevistados identificaram a experiência do usuário final, abrangendo integração perfeita e acesso ininterrupto, como sua principal preocupação, ressaltando uma mudança significativa no cenário da segurança cibernética em direção a um design centrado no usuário.

A pesquisa foi realizada pela equipe de especialistas das soluções Harmony SASE da Check Point Software, e fornece uma compreensão diferenciada da adoção do SASE. Os resultados revelam que, embora a jornada rumo à implementação completa do SASE esteja em andamento, há um interesse pronunciado nos aspectos de segurança da estrutura, especialmente ZTNA (Zero Trust Network Access) e SWG (Secure Web Gateway). Isto reflete uma tendência mais ampla do mercado de priorizar medidas de segurança que facilitem o acesso direto e seguro à Internet para aplicações em nuvem, alinhando-se com o princípio de confiança zero.

À medida que as organizações navegam pelas complexidades da transformação digital, a pesquisa sublinha um reconhecimento crescente da necessidade de soluções de segurança cibernética que não apenas protejam contra ameaças, mas que o façam de uma forma que melhore, em vez de dificultar, a experiência do usuário. “Isto alinha-se perfeitamente com a visão da Check Point Software de integrar tecnologias avançadas de IA para garantir segurança e usabilidade em toda a  plataforma Check Point Infinity”, ressaltam os especialistas.

Principais destaques da pesquisa:

A experiência do usuário reina suprema: a pesquisa destaca uma mudança de paradigma com 72% dos profissionais de segurança classificando a experiência do usuário final como sua prioridade, enfatizando a necessidade de soluções SASE que garantam uma interação perfeita do usuário sem comprometer a segurança.

Demanda por soluções unificadas: refletindo uma tendência notável, mais da metade dos profissionais expressaram na pesquisa a preferência por adquirir componentes SASE de um único fornecedor, apontando para um mercado mais inclinado para soluções integradas e abrangentes de segurança cibernética.

Zero Trust e Secure Web Gateway na vanguarda: Ao aprofundar recursos específicos do SASE, Zero Trust Network Access (ZTNA) e Secure Web Gateway (SWG) surgiram como os componentes mais valorizados, recebendo 73% e 58% dos votos dos entrevistados, respectivamente. Esta preferência indica uma forte inclinação para medidas de segurança robustas que também apoiam experiências superiores aos usuários.

Detalhes da pesquisa

As grandes empresas (27%), empresas de médio porte (34%) e pequenas e médias empresas (39%) representaram a pesquisa sobre SASE da Check Point Software. E três quartos das respostas vieram de profissionais com posições nas áreas de rede, segurança e engenharia. Um adicional de 12% dos entrevistados são líderes sêniores de TI e segurança, incluindo CISOs, CSOs e CIOs.

Além da experiência do usuário, outras considerações que chamam a atenção desses profissionais para adquirir uma solução SASE incluem riqueza de recursos de segurança (63%), custo da solução (62%) e encontrar uma solução SASE completa com todos os componentes de um único fornecedor (52%).

Quando questionados sobre quais são os recursos do SASE mais importantes, os 73% dos entrevistados classificaram o Acesso à Rede de Confiança Zero (ZTNA), enquanto 58% consideraram o Gateway Web Seguro (SWG) como os mais altos.


Especificamente, os entrevistados classificaram seus três principais recursos do SASE da seguinte forma:

. Acesso à Rede de Confiança Zero (ZTNA): 73%
. Gateway Web Seguro (SWG): 58%
. Prevenção de Perda de Dados (DLP): 43%
. Firewall como Serviço (FWaaS): 38%
. Cloud Access Security Broker (CASB): 34%
. SD-WAN: 32%

Curiosamente, esses resultados se alinham com uma pesquisa recente conduzida pela ESG, que descobriu que 72% das organizações que adotam o SASE estão focadas primeiramente no lado da segurança, enquanto 25% estão focadas no aspecto SD-WAN.

Embora um elemento fundamental do SASE seja o ZTNA, o conceito de confiança zero precede o SASE por muitos anos. Portanto, foi tranquilizador descobrir com os respondentes da pesquisa que 87% deles têm um framework de confiança zero em vigor.

Assim, foi perguntando a eles como implementaram um framework de confiança zero em suas organizações e se descobriu que eles usam uma lista de ferramentas, incluindo:

. Firewall de rede: 63%
. Provedor de identidade: 60%
. Solução de segurança de endpoint: 53%
. Solução de Borda de Acesso Seguro (SASE): 38%
. Solução de Gateway Web Seguro (SWG): 34%
 
O Gateway Web Seguro é um elemento do SASE, mas é apenas uma das ferramentas usadas especificamente para segurança na internet. Outras ferramentas, como firewalls de próxima geração e segurança de endpoint, estão bem estabelecidas e altamente confiáveis para defender contra ameaças na Internet.

Segue relação das ferramentas de segurança na Internet utilizadas atualmente:

• Firewall de Próxima Geração: 87%
• Segurança de Endpoint: 76%
• Gateway Web Seguro Local: 49%
• Gateway Web Seguro Baseado em Nuvem: 42%
• Navegador Seguro / Extensão de Segurança de Navegador: 31%

Em relação à proteção do acesso à Internet, os dois recursos mais importantes ressaltados pela maioria dos entrevistados foram prevenção contra ameaças, por exemplo a proteção contra malware (85%) e filtragem de URL (77%). Isto demonstra uma forte preferência por ferramentas que bloqueiam arquivos e sites maliciosos, o que não é surpreendente dado o sucesso contínuo dos ataques de ransomware em todos os setores.

“Estas descobertas servem não apenas como uma validação do foco estratégico das soluções Harmony SASE em melhorar a experiência do usuário no domínio da segurança cibernética, mas também como um indicador claro da evolução das expectativas das soluções SASE em todos os setores”, concluem os especialistas da Check Point Software.

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp