28/02/2024 às 12h49min - Atualizada em 28/02/2024 às 13h12min

Revolução das máquinas? Saiba se a Inteligência Artificial é mesmo uma ameaça para o mercado de trabalho

Pesquisas apontam que a IA poderá substituir de 40% a 50% dos empregos somente nos Estados Unidos em poucos anos

UOL EdTech
Divulgação
A inteligência artificial e sua usabilidade, especialmente no caso do ChatGPT, têm se tornado uma preocupação para determinados grupos no mercado de trabalho. Perder espaço para uma máquina pode representar a confirmação de um processo que ocorre na evolução da humanidade há milhares de anos, mas por que esse medo tem se tornado tão iminente? 

De acordo com pesquisas, a IA teoricamente poderá substituir de 40% a 50% dos empregos somente nos Estados Unidos em poucos anos. “A disruptura dos mercados de trabalho será muito grande, muito real e muito em breve”, afirma Kai-Fu Lee, fundador da Sinovation Ventures, ex-presidente do Google China e autor do livro AI Superpowers. 

Gerd Leonhard, fundador da The Futures Agency e autor do livro "Tecnologia vs. Humanidade", destaca que, inicialmente, o avanço da tecnologia pode acarretar uma elevada taxa de desemprego. Contudo, ele prevê que, a longo prazo, haverá uma transição para a oferta de treinamentos que ultrapassam as capacidades automatizadas, resultando na criação de novas camadas e setores de empregabilidade. 

Segundo o autor, funções que não podem ser automatizadas serão consideravelmente mais valorizadas com o tempo. Isso implica que, ao longo do tempo, as chamadas habilidades interpessoais (soft skills) poderão ganhar uma relevância muito superior no mercado em comparação com outras habilidades técnicas. 
 
“Por mais que estejamos inseridos em um ambiente quase completamente automatizado, temos a consciência de que certas atividades, quando desempenhadas sob a perspectiva humana, carregam consigo nuances bastante diferenciadas. Com toda certeza, teremos ferramentas de IA muito mais complexas em um futuro próximo, o que pode evidenciar a humanidade de diversos sistemas”, comenta Luis Novo, diretor de produtos do UOL EdTech. 
 
A visão de Luis Novo é reforçada pelos demais futuristas e pesquisas. Levantamentos apontam que a evolução da IA e da tecnologia como um todo tendem a impulsionar o crescimento do mercado de trabalho, principalmente de alta qualificação, acentuando as habilidades criativas, que poderiam ser desperdiçadas antes de os trabalhos do cotidiano e repetitivos serem automatizados por completo. 

Para os empresários, a automatização das atividades propõe aspectos mais positivos que negativos. Por essa razão, não é necessário se sentir ameaçado pelas IAs, mas é recomendável se preparar para mudanças no dia a dia e, também, no mundo corporativo. Um exemplo desse avanço está presente na plataforma LXM, da vertical UOL EdTech, sendo um sistema de aprendizagem colaborativa com implementação da Inteligência Artificial para criação de novos cursos na área de learning.


Sobre o UOL EdTech 
O UOL EdTech é a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil. Foi criado em 2017 com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento, conectando soluções para estudantes, universidades e empresas em um ecossistema completo de educação digital. O UOL EdTech integra o Grupo UOL - a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais.  
  
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp