28/02/2024 às 13h28min - Atualizada em 28/02/2024 às 13h48min

HPE auxilia empresas de telecomunicação a terem sucesso na era do 5G, 6G e IA

Durante o Mobile World Congress, a HPE dialogou com seus principais parceiros da indústria de redes e comunicação

Davi Leon
Hewlett Packard Enterprise

A HPE esteve presente no Mobile World Congress 2024, um dos principais eventos de tecnologia do mundo, realizado em Barcelona, para um encontro com parceiros estratégicos de toda a indústria da comunicação e redes. Durante o evento, a HPE pôde dialogar com clientes e parceiros sobre temas importantes para o desenvolvimento dos negócios. Dentre os temas, dois pontos se destacam: os operadores da telecomunicação ainda seguem na busca pela tecnologia mais recente para reduzir os custos de operação das redes, e estão em busca de novas fontes de receita para rentabilizar seus investimentos em 5G. Com mais de 300 clientes de telecomunicações em 160 países, a HPE mantém seu compromisso com o auxílio de clientes a alcançarem ambos objetivos.

Três pontos de interesse estão convergindo, posicionando as empresas de telecomunicações para fazer avanços significativos em relação a esses objetivos:

  1. A modernização de redes
  2. A convergência de tecnologias de rede
  3. A IA abre portas para a inovação

Para obter lucratividade e a redução de custos operacionais é necessário modernizar a rede, fazendo a transição de equipamentos de gerações anteriores baseados em sistemas proprietários para plataformas abertas, automatizadas e nativas em nuvem. Os padrões para o 5G foram projetados para permitir que os operadores adotem essas plataformas com a promessa de implementar novas e inovadoras ofertas baseadas em 5G de forma mais rápida. Uma rede eficiente e nativa na nuvem, dará aos operadores a capacidade de oferecer serviços de alta margem, como conectividade em 5G privado.

A HPE tem impulsionado a inovação da borda à nuvem, colaborando com clientes e parceiros para construir soluções abertas que proporcionam eficiência, reduzem riscos e complexidades, e garantem a sustentabilidade da rede em todo o núcleo de telecomunicação, na rede de acesso por rádio (RAN) e na borda.

Alcançar níveis mais elevados de eficiência em todas as camadas da rede é crucial para que as empresas de telecomunicação melhorem sua rentabilidade. O novo software HPE Telco Core Automation, anunciado na semana passada, utiliza a mais recente inteligência artificial para aprimorar a eficiência operacional e a capacidade de resposta.

Após a aquisição da Juniper Networks, o objetivo da HPE será enfrentar os desafios dos clientes de maneira ainda mais eficaz, integrando duas das organizações mais inovadoras e competentes na indústria de redes. Os portfólios da Juniper e da HPE são complementares, e juntos tem a oportunidade de acelerar a inovação no mercado de telecomunicações e a capacidade dos clientes modernizarem suas redes.

Convergência das Redes

Com o avanço na alta demanda por conectividade nas empresas e recentes avanços tecnológicos, as tecnologias de rede estão convergindo. Os clientes e usuários finais exigem conectividade universal, com velocidade, segurança e alta capacidade, onde quer que estejam.

Durante o MWC do ano passado, a HPE anunciou a aquisição da Athonet, para estabelecer um dos portfólios mais completos de 5G privado e Wi-Fi. A HPE integrou a Athonet em seu portfólio e continuou em sua trajetória como líder global em soluções de 5G privado, aprimorando a capacidade de oferecer um conjunto abrangente de soluções que atendem às complexas necessidades de conectividade dos clientes.

“Estou entusiasmado com o que podemos alcançar à medida que continuamos a incorporar a tecnologia da Athonet em nosso portfólio HPE Aruba Networking, e no futuro com a Juniper. Me sinto confiante de que se tornará a nova norma que Wi-Fi e 5G privado sejam implementados juntos e gerenciados por meio de uma única interface”, comenta Antonio Neri, Presidente e CEO da Hewlett Packard Enterprise.

Com a ampliação do portfólio, a HPE ressalta seu papel único em ajudar as empresas de telecomunicação a terem sucesso na era do 6G e além. Mantendo o compromisso de desenvolvimento com o futuro, de que todo o espectro seja gerenciado de forma transparente, por meio de conjuntos de tecnologias diferentes que possam preservar a qualidade de serviço para atividades essenciais.

A inteligência artificial irá possibilitar novas fontes de receita.

Durante anos, é afirmado que os verdadeiros benefícios do 5G estão dentro das empresas, em vez dos consumidores. Os serviços de computação na borda, oferecidos via rede 5G, foram anteriormente apresentados como novas fontes de receita para os operadores de telecomunicação. Com a chegada da IA no mercado de tecnologia, uma mudança positiva pode ser oferecida no mercado de redes.

Muitos casos de uso empresarial para inferência de IA na borda poderão exigir uma rede dedicada, e poder computacional para inferir dados de forma eficaz e mais próxima ao usuário final ou dispositivo. Os operadores de telecomunicação, com sua infraestrutura distribuída de data centers, estão bem posicionados para oferecer uma solução mais competitiva em comparação aos provedores de nuvem em hiperscala.

A HPE e a Juniper Networks, por exemplo, possuem um amplo portfólio para unir as oportunidades por meio de ofertas para redes de telecomunicação e empresas, incluindo uma pilha completa de data centers para inferência e treinamento de IAs, AIOps e uma ampla gama de serviços de nuvem híbrida.

Próximos passos

Conforme a proposta de aquisição da Juniper Networks avança, ambas, HPE e Juniper Networks, seguem como empresas distintas. Com as mudanças presentes no setor de tecnologia, a HPE segue realizando investimentos para auxiliar parceiros e clientes na expansão de seus negócios.

“Acredito que a HPE possui o potencial de se tornar um novo líder de mercado em redes, com um portfólio incomparável de soluções nativas em IA e nativas em nuvem, que ajudarão nossos clientes a capitalizar a transição de mercado que está surgindo com a IA”, Finaliza o CEO.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp