28/02/2024 às 23h54min - Atualizada em 29/02/2024 às 00h09min

O avanço da tecnologia traz maior eficácia no atendimento da saúde pública e privada

A Inteligência Artificial facilita o acesso do paciente aos exames e diagnósticos

Duarte Produções
Duarte Produções
Assessoria de imprensa
A inteligência artificial na saúde leva benefícios por meio de dados presentes nos diversos sistemas de saúde existentes em prontuários médicos, hospitais e laboratórios A partir de dados coletados é possível melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento ao paciente, tanto na saúde pública, quanto na saúde privada.

Em 2024, a aplicação da inteligência artificial na área de saúde, tanto privada quanto pública, atingiu um patamar impressionante. Por meio da análise de dados, percebe-se que a IA revolucionou os processos de diagnósticos, tratamento e gestão de pacientes. Na saúde privada, hospitais e clínicas adotaram sistemas de IA para personalizar tratamentos, prever complicações e otimizar recursos. Consultas virtuais com chatbots e assistentes virtuais e até mesmo as consultas em teleatendimento se tornaram comuns, agilizando o acesso dos pacientes aos cuidados à sua saúde.

Já na saúde pública, a IA desempenhou um papel crucial na prevenção de epidemias, identificando padrões de propagação de doenças e sugerindo medidas preventivas. Além disso, sistemas de triagem baseados em IA ajudaram a reduzir as filas nos hospitais, priorizando casos mais urgentes e aumentando a eficiência do sistema de saúde como um todo.

Entretanto, surgiram desafios éticos e de privacidade relacionados à utilização massiva de dados de saúde, criando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Questões sobre quem tem acesso aos dados e como são utilizados se tornaram temas de debate. Apesar disso, o impacto positivo da inteligência artificial na saúde é inegável, proporcionando diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e, em última análise, salvando vidas.

Com o futuro promissor dessa tecnologia espera-se que em 2024, operadoras de planos de saúde continuem a adotar mudanças já feitas em anos anteriores. “Isso será um grande avanço para a telemedicina e o uso da IA, além de uma atenção personalizada ao paciente, com um acompanhamento completo de sua jornada”, explica Dr Antonio Carlos Endrigo, Médico e Sócio Fundador da DTO - Tecnologia a serviço da saúde.

Sobre a DTO Tecnologia em Saúde
A DTO é uma Health tech especializada em Interoperabilidade e IA Generativa, atende clientes como Hospital Beneficência Portuguesa de SP, Hospital Sabará entre outras grandes estruturas com interesse em melhorar o relacionamento médico paciente e reduzir custos.


 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp