29/02/2024 às 09h47min - Atualizada em 29/02/2024 às 18h31min

Veronica Botelho lança "Verão" na Janela Livraria

Autora conversa com Maria Carolina Casati e Tamlyn Ghannam nesta sexta, 1º de março, às 19h

Belmira Ideias e Conteúdo
Monica Ramalho
Bia Takiguti

"Verão" (e-galáxia) é o primeiro romance da piauiense Veronica Botelho, uma autora de literatura que nasceu nos intervalos da escrita de suas teses acadêmicas, sempre exigindo muita leitura e comparações de pontos de vista antes de ganhar forma na tela do computador. Cidadã do mundo e mãe de meninas de 2, 11 e 14 anos, Veronica pegou o diploma de psicologia na Itália e, no momento, faz mestrado em Neurociência da Saúde Mental em Londres, além de vir se especializando em Neurociência Cultural, um braço super novo da Neurociência.

O lançamento será na sexta, dia 1º de março, às 19h, na Janela Livraria. Haverá um bate papo entre a autora e duas convidadas: Maria Carolina Casati, à frente do projeto Encruzilinhas, focado na pesquisa sobre a importância da história oral para a construção da sociedade, e Tamlyn Ghannam, criadora do perfil de entrevistas LiteraTamy. Com 158 páginas, "Verão" será vendido por R$ 44,90.

A literatura entrou na vida da autora pela porta do divertimento. "Sempre quis escrever ficção, mas achava impossível. Então, continuei produzindo textos acadêmicos. De vez em quando, o meu companheiro falava que eu deveria investir na ficção para relaxar um pouco. Até que resolvi tentar. Uma amiga me apresentou à dona da e-galáxia. Ela leu os originais e quis publicar o 'Verão', que faz parte da série As Estações", explica Veronica, adiantando que "Inverno" já está nas mãos da sua editora, Sandra Espilotro.

Transitando entre o passado e o presente, a história se desenrola por 21 anos - entre os verões de 1998 e 2021. Rebecca, a protagonista, experimentou o racismo na pele e pouco sabe de sua origem. Ao atingir a maioridade, decide ir atrás dos fatos jamais esclarecidos pelos tios que ficaram com a sua guarda. Quais serão os motivos da ausência da mãe e a verdade sobre a morte do pai? Essa jornada de busca e esperança ocupa o centro da trama.

E não é só nos ponteiros que "Verão" convida os leitores a viajar, mas também no espaço: de Toscana ao nosso Nordeste, da Cataluña à Serra Fluminense. Assim como a personagem, Veronica está sempre com, ao menos, um bilhete emitido. Isso porque ela mora parte do ano na Espanha e o restante no Brasil, numa casa da família em Miguel Pereira.

A artista Aline Bispo foi escolhida para assinar a capa de "Verão". Bispo ficou conhecida no meio editorial pela criação da capa emblemática de "Torto Arado", de Itamar Vieira Jr e um dos livros responsáveis pelo recente boom da literatura brasileira.

"Os personagens foram se construindo de fragmentos de conversas que escutei pelos tantos lugares onde passei. Colocar esse drama psicológico no papel foi muito gostoso. Comecei no verão, mas a escrita mesmo se deu no inverno europeu - ou seja, no verão daí", conta Veronica, da Cataluña. "A narrativa vai e volta para dar a dimensão de vida real. E as estações são como emoções, mesmo quando a gente rejeita uma, ela apresenta nuances que nos agradam", pondera.

 

“VERÃO”, lançamento no Rio de Janeiro
QUANDO: Dia 1º de março, às 19h
ONDE: Janela Livraria - Rua Maria Angélica, 171 / loja B, no Jardim Botânico
QUANTO: Entrada gratuita. O livro custa R$ 44,90
E MAIS: Vai ter bate papo de Veronica Botelho com Maria Carolina Casati e Tamlyn Ghannam


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp