01/03/2024 às 15h03min - Atualizada em 03/03/2024 às 13h42min

De zero a 1 tonelada: trajetória de sucesso do Brownie do Luiz inspira novos empreendedores

Luiz Quinderé compartilha lições aprendidas em quase 20 anos como empresário

Daniel Corrêa
Divulgação
 

Um adolescente de 15 anos decide fazer brownie para levantar um dinheiro no intervalo do colégio. Essa fagulha, em 2005, levou a uma produção diária de 1 tonelada nas duas fábricas do Brownie do Luiz. Hoje, a marca é uma referência para os cariocas, vencedora do prêmio Empreendedorismo Visão Consciente do SEBRAE RJ em 2023 e este ano intensifica seus esforços de expansão por pontos de venda em todo o Brasil.

 

Já são mais de 2 mil PDVs, e recentemente a região sul passou a disponibilizar os tradicionais brownies, que conservam em sua identidade o sabor caseiro e a intenção inicial: crescer ao proporcionar felicidade aos clientes - um quadradinho por vez. 

 

Números não mentem, mas não contam toda a história. E a trajetória do Brownie do Luiz foi de muitos aprendizados, hoje compartilhados em múltiplas frentes. Luiz Quinderé tornou-se, também, uma referência para empreendedores, do ramo alimentício ou não, pela abordagem “vida real” para a filosofia empreendedora. Ele acredita que mostrar os bastidores da administração de um negócio tira a aura de sucesso instantâneo, hoje tão comum nas redes sociais. Por isso, aprender com os erros - próprios e alheios - é primordial.

 

“Se eu pudesse falar com o Luiz começando falaria tantas coisas. Mas acho que a principal seria: ouvir mais! Tanto professores, quanto empreendedores de outra geração. Sinto que, principalmente no início do negócio, havia uma arrogância empresarial da minha parte. E acabei descobrindo com meus próprios erros, coisas que algumas pessoas tentaram me alertar”, ele reflete. Esse foi um dos motivos que motivaram Quinderé a abrir o jogo sobre os desafios em ser empreendedor.

 

Sua facilidade de abordar assuntos complexos o levou a se tornar apresentador do programa Fora da Caixa, no canal Globosat Mais, e a lançar o livro best-seller “Fora da lata: Como um brownie mudou a minha vida”, publicado em 2022 pela Editora Rocco. Recentemente, Luiz começou a oferecer o workshop “Pensando Fora da Lata” focado em pessoas com pequenos negócios que querem evoluir, dividindo o que aprendeu com os erros e acertos para a construção de uma nova geração não só de empreendedores, mas verdadeiros criadores de negócios. 

 

Seu mais recente canal para compartilhar a visão empreendedora é a Luizletter, uma newsletter gratuita que traz reflexões e notícias desse mundo com um olhar próprio. O caso de Quinderé chama atenção pois sua trajetória passa não apenas pela experiência na confeitaria. Eleito em 2016 um dos jovens mais promissores no Brasil na conceituada 30under30 da Forbes, ele é palestrante e mentor há 10 anos e já atuou em diversos estados do país nessa frente, auxiliando desde pequenas empresas até gigantes, como a Coca-Cola.

 

Hoje, Luiz é sócio em 10 empreendimentos de segmentos diferentes, desde a Tal Passeadores, que atende pais de pets, passando pelo ramo de eventos infantojuvenis e adultos, o destaque da tecnologia de fones de ouvido Kuba Áudio, até a música, onde atua no duo Dudalu. Essa ampla experiência traz versatilidade para um conteúdo que diz respeito a todos aqueles que já sonharam em ser donos do próprio negócio.

 

Agora, aos 34 anos, Luiz Quinderé começa 2024 com fôlego renovado para encarar os desafios de frente. Um deles é não perder a essência de um empreendimento que começou na cozinha de seus pais e hoje se ramifica por diversos estados.

 

“O fato da nossa indústria ser especializada em brownie, facilita muito essa padronização e crescimento. Atualmente fazemos em torno de 28 produtos na nossa fábrica, dos quais 25 são variações de brownies. Mas essa questão não é só sobre o produto em si, mas também como crescer mantendo a mesma cultura. Acho que esse será um desafio eterno na nossa empresa já que temos o objetivo de colocar o nosso brownie acessível no Brasil inteiro”, ele antecipa.

 

Essa visão 360 graus do negócio, indo da burocracia ao produto final, passando pelas pessoas que o produzem e consomem, é o que ajuda a levar o Brownie do Luiz à marca de seus quase 20 anos de mercado. Milhares de toneladas depois, Luiz Quinderé mostra que está apenas começando. 


 
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