01/03/2024 às 14h35min - Atualizada em 03/03/2024 às 13h42min

5 dicas para uma temperagem perfeita

A Chef Vivian Feldman ensina técnicas para obter a temperagem perfeita e vender mais chocolates nesta Páscoa

Regina Rodrigues
Divulgação

São Paulo, março de 2024 - Essencial na criação de ovos de Páscoa, a temperagem é uma técnica amplamente utilizada em várias preparações, com o objetivo de garantir que o chocolate atinja uma estrutura adequada. Ao formar cristais estáveis que mantém sua estrutura, a técnica evita o derretimento prematuro e proporciona maior estabilidade térmica, algo fundamental em períodos de alta temperatura. A Melken, marca de chocolates nobres e líder na categoria para o mercado profissional, convidou a Chef Vivian Feldman para compartilhar dicas fundamentais, tanto para aqueles que estão dando os primeiros passos no universo do chocolate, quanto para os que buscam aprimorar a arte da temperagem.

“A têmpera é um processo de aquecimento e resfriamento controlados para garantir que os cristais de cacau se alinhem corretamente, proporcionando brilho, textura e evitando o surgimento de manchas brancas no chocolate”, explica a chef. “Muita gente derrete o chocolate, mas não observa se ele chegou à temperatura indicada na embalagem do produto, e isso pode comprometer o resultado final. Depois do derretimento, é necessário dar um ‘choque térmico’, interrompendo o aquecimento com um resfriamento rápido, que auxiliará na formação dos cristais durante a temperagem. É possível fazer esse processo de diferentes formas, mas numa superfície fria acaba sendo mais rápido, e os movimentos com espátula contribuem muito para que a temperatura seja distribuída uniformemente em todo o chocolate”, complementa Feldman.

  1. Use chocolate de qualidade
    Nem todo chocolate garantirá bons resultados para a temperagem. “Escolha um chocolate de boa qualidade com alto teor de cacau, manteiga de cacau e sem aditivos indesejados, pois isso facilita a temperagem”, recomenda Vivian Feldman.
     
  2. Materiais indispensáveis
    Para garantir uma temperagem perfeita, a chef destaca 3 materiais cruciais: um termômetro, uma espátula de confeiteiro e uma superfície de mármore ou granito.
     
  3. Evite contato com a água
    Outra recomendação de Vivian é se certificar sempre de que todos os utensílios e superfícies estejam completamente secos, pois a presença de umidade pode arruinar a temperagem.

    “O contato com a água pode comprometer a qualidade da temperagem e a estrutura do chocolate, porque interfere diretamente na cristalização. É como adicionar um ingrediente a mais na receita, que muda sua composição”, aponta a chef.
     
  4. Trabalhe rapidamente
    “O chocolate temperado tem um tempo de trabalho limitado antes de começar a endurecer”, afirma Vivian.
    “Por isso é importante ser eficiente ao moldar, cobrir ou decorar com o chocolate temperado”, complementa.
     
  5. Siga as instruções da embalagem
    Cada marca pode ter particularidades e recomendações específicas que garantem o resultado ideal para o chocolate. “A embalagem é uma ferramenta que normalmente é ignorada, mas que é super importante para o processo! Ali estão todas as informações necessárias para não errar. Basta seguir o passo a passo que o resultado correto é garantido”, finaliza Feldman.


 

Conheça Melken:

Melken é a marca de chocolates nobres da Harald, reconhecida e recomendada por confeiteiros de todo o país pela facilidade de derreter e temperar, por ter muita indulgência e muito sabor, que elevam sua percepção de qualidade. O chocolate é ideal para qualquer receita porque molda, recheia e decora com o melhor rendimento e brilho. O portfólio Melken é apresentado em diversos formatos: barras, gotas, pó ou para decoração. Uma linha diversa e acessível para uso nos mais diferentes preparos e oportunidades.

 

Conheça a Harald:

Líder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, TOP e Confeiteiro. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.

 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp