27/03/2024 às 16h01min - Atualizada em 27/03/2024 às 20h21min

4 tendências de fraudes bancárias no Brasil

Uso indevido de IA e biometria facial estão entre as citadas por especialista. Para prevenção, sistemas de autenticação, análise comportamental e uso de ferramentas antifraude estão entre as possibilidades

Victoria
Reprodução OA Advocacia

Dados do Banco Central do sistema bancário e financeiro indicam aumento nos números registrados de fraudes no setor: em 2019, foram 1,2 milhão. Em 2020, 2,6 milhões e 4,1 em 2021. Os golpes relacionados a bancos são meios ilegais para obter dinheiro, ativos ou investimentos de vítimas. Dentre as modalidades do crime, estão vazamento de dados ou phishing, fraude na qual uma pessoa se passa por outra para roubar dados da vítima.
 

“Para que haja uma forma eficiente de combate aos sinistros bancários, é necessário que as instituições financeiras invistam mais em tecnologia por meio de ferramentas de prevenção antifraude”, opina Thiago Bertachinni, Senior Business Development da Nethone, empresa de soluções de prevenção de fraudes digitais.

 

Por meio de inteligência artificial e tecnologia “Know Your User” (Conheça seu Usuário), a companhia entende as atitudes suspeitas de determinados usuários, bloqueando o uso e prevenindo crimes cibernéticos. Não apenas para a segurança do cliente final, mas também para os bancos, a prevenção de potenciais crimes no ambiente online se torna cada vez mais necessária.
 

Pensando em ajudar as empresas a se prevenir de possíveis problemas de fraude, o especialista cita tendências de fraudes no segmento para as organizações ficarem de olho:
 

Uso indevido de IA:

Com tecnologias emergentes de IA, criminosos costumam utilizar deep fakes para lesar as vítimas e conseguir dados pessoais para invasão de contas, além de aprimorarem outras técnicas criminosas.
 

Quanto à prevenção, modelos de Inteligência Artificial podem ser alimentados por dados para identificar padrões e comportamentos suspeitos em tempo real. No mercado, é possível encontrar soluções de detecção de fraudes que utilizam IA para analisar grandes volumes de dados e identificar atividades fraudulentas com precisão e rapidez.
 

Golpe do Pix:

Um levantamento recente feito pela ACI WorldWide, por exemplo, indicou que o Brasil é o 2º país com mais transações em tempo real do mundo. Tendência essa que se deve pela facilidade de transição que a operação dá aos usuários. Por essa razão, consumidores precisam de atenção redobrada e checagem de dados quando utilizarem essa forma de pagamento.
 

Fraudes de biometria facial

Com o desenvolvimento da tecnologia em verificações como biometria facial, os criminosos também aprimoram seus métodos de forma a encontrar fragilidade nos sistemas de segurança, desenvolvendo maneiras de utilizar a biometria facial de forma indevida.
 

Assim, um passo importante para a segurança é implementar sistemas de autenticação inovadores como a biometria comportamental, uma vez que essa tecnologia analisa o comportamento do usuário durante a interação com o dispositivo, como padrões de digitação, movimentos do mouse e até o estilo de navegação na internet, com o intuito de verificar a identidade de forma contínua e sem interferir na experiência do usuário.
 

Utilização de contas laranjas:

Por meio de contas laranjas, criminosos desviam fundos para contas falsas, assim, dificultando o trabalho de investigação dos órgãos reguladores. Com monitoramento contínuo e respostas proativas, é possível obter maior segurança nas transações da companhia e seus consumidores. Esse monitoramento pode incluir a implementação de alertas automatizados para atividades suspeitas e a capacidade de tomar medidas imediatas para interromper possíveis fraudes.

 

“Duas dicas finais são: a utilização de um sistema de análise de dispositivos e contexto que avalie não apenas o comportamento do usuário, mas também o contexto da transação, como localização, horário e histórico de atividades, para determinar o risco de uma transação ser fraudulenta. E, por fim, a contratação de empresas especializadas em segurança cibernética que oferecem soluções avançadas de prevenção de fraudes e monitoramento de ameaças. Essas parcerias fornecem acesso a expertise e tecnologias que fortalecem as defesas contra fraudes digitais”, finaliza Bertacchini.
 

Sobre a Nethone:

A Nethone oferece um produto de detecção de risco projetado para proteger toda a jornada do usuário, desde a integração até o pós-pagamento, ao mesmo tempo que ajuda comerciantes de comércio eletrônico e instituições financeiras a compreender holisticamente seus usuários finais (bons e maus). Com a tecnologia de criação de perfil Know Your User (KYU) e ferramentas baseadas em IA, Nethone bloqueia todos os usuários arriscados sem atrito com os bons, examinando exaustivamente cada um deles.

Desde 2022, a Nethone faz parte do Grupo Mangopay, um fornecedor pan-europeu de plataforma de pagamento e infraestrutura de carteira. Em 2023, foi reconhecido como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa pelo jornal The Financial Times e Statista. Possui histórico comprovado no Brasil, tendo parceria com empresas como Grupo Boticário, Azul, BlaBlaCar e Oxxo (Digital Femsa).


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