28/03/2024 às 13h32min - Atualizada em 28/03/2024 às 13h57min

Tratamento de efluentes: saiba como o Dióxido de Cloro atua de maneira segura e eficiente

Solução age como desinfetante e oxidante, com eficiência comprovada no tratamento de águas residuais

Lícia Maria Assunção Martins
Divulgação
São Paulo, março de 2024 – Os efluentes são resíduos produzidos por indústrias, atividades agrícolas ou ambientes domésticos (os esgotos), que, se forem descartados de forma inadequada, podem alterar a qualidade da água e do ar, causando a degradação do meio ambiente.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, apenas 52,2% dos efluentes domésticos são tratados no país. E mais: somente 27 das 100 maiores cidades brasileiras tratam mais de 80% dos esgotos.

É diante deste cenário que as tecnologias capazes de contribuir de forma segura e eficaz para a desinfecção dos efluentes ganham destaque. “O Dióxido de Cloro é uma solução produzida pela ativação do Clorito de Sódio com um agente oxidante ou uma fonte ácida. Ele é e considerado um microbiocida de amplo espectro, com eficiência comprovada no tratamento de águas residuais, que age como desinfetante e oxidante”, explica Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

O especialista destaca que o Dióxido de Cloro é tão eficaz quanto o cloro na destruição de coliformes em efluentes de águas residuárias, porém é ainda eficiente no tratamento de vírus encontrados em efluentes secundários.

“A solução também age de forma efetiva contra outras bactérias infecciosas, como Staphylococcus aureus e Salmonella”, pontua.  “O Dióxido de Cloro é um desinfetante eficaz que inativa ou elimina microrganismos, como coliformes, organismos heterotróficos e bactérias Legionella, garantindo a desinfecção adequada em diversos ambientes. Ele atende aos níveis específicos exigidos para morte ou inativação de uma enorme relação de microrganismos, protegendo a saúde humana.”, acrescenta.

Outras vantagens
O Dióxido de Cloro é um produto extremamente versátil e de grande atuação, seja no tratamento de águas para consumo humano, na fase de pré-oxidação ou no tratamento de efluentes. Possui ainda vantagens como:
 
  • Não é reativo com amônia e a maioria dos compostos contendo nitrogênio e, portanto, é eficaz em doses mais baixas do que o cloro;
  • Pode ser encontrado nas versões líquida, em pó e gasosa (gerada in-loco);
  • Destrói fenólicos, cianetos simples e sulfetos por oxidação;
  • Para o controle do odor, oxida os sulfetos sem a formação de enxofre coloidal;
  • Pode ser utilizado para oxidar compostos de ferro e manganês.

Sobre a Sabará Químicos e Ingredientes
A Sabará Químicos e Ingredientes, unidade de negócio do Grupo Sabará, fornece ao mercado produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços, garantindo o saneamento e a desinfecção de águas em diversos processos industriais. É uma das maiores fabricantes em soluções para o mercado de tratamento de águas e distribuidora de cloro da América Latina. Focada no desenvolvimento de tecnologias específicas, oferece soluções capazes de contribuir efetivamente para que as empresas de saneamento, públicas ou privadas, e as indústrias garantam o abastecimento de água a grandes populações urbanas e rurais.

Sobre o Grupo Sabará
O Grupo Sabará, com mais de 67 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp