28/03/2024 às 12h43min - Atualizada em 28/03/2024 às 13h57min

Estreitando Laços: Almoço da Embaixada dos Países Baixos une Imprensa e Formadores de Opinião

Ações entre os dois países

Daiane Araújo
Foto Gilberto Evangelista
O embaixador André Driessen recebeu na terça-feira (26), um grupo de jornalistas e formadores de opinião para um almoço em sua residência oficial. Na ocasião brindou a presença da jornalista e correspondente da TV estatal holandesa no Brasil, Nina Jurna, que veio à Brasília a convite da embaixada para o lançamento do primeiro episódio do seu documentário “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe”. O filme trata da questão racial em países da América do Sul, Estados Unidos e Países do Caribe, por onde Jurna passou. Nesse primeiro episódio, que foi apresentado, gratuitamente, no Sesc da 504 sul e Sesc Taguatinga, foi filmado no Rio de Janeiro e Salvador.

No almoço, o embaixador André Driessen fez questão de reforçar a relação histórica e amistosa entre a Holanda e o Brasil, com destaque para as relações comerciais e de investimentos. “A Holanda é o quarto maior destino brasileiro de exportação no mundo, no valor de 24 bilhões de euros ao ano e o segundo maior investidor direto no Brasil, com base em dados do Banco Central de 2022, que registrou um investimento do Reino dos Países Baixos no valor total de 211,20 bilhões de euros, gerando em torno de 100 mil empregos no Brasil”, afirmou Driessen, que abriu a palavra para mais cinco colaboradores da Embaixada falarem sobre as ações em outros segmentos.

A Vice-Embaixadora Afke Mulder- que coordena a rede econômica holandesa no Brasil- falou da importância de se investir em uma agricultura sustentável e energia limpa. Afke ressaltou que um memorando sobre o assunto está sendo elaborado, em conjunto entre os dois países, e será assinado ainda nesse semestre, no qual incluiu entre outros temas, a cooperação em energia eólica e hidrogênio verde.  Por outro lado, Remon Boef, responsável pelo departamento de Assuntos Políticos, falou da assinatura de um “acordo sobre informação classificada”, que já está em processo de ratificação, onde está prevista a compra de cinco aviões KC-390 da Embraer, pelo Ministério da Defesa do Reino dos Países Baixos.

No segmento de cultura, o segundo secretário Burak Çevik, destacou um workshop fotográfico que a Embaixada está preparando dentro do contexto da COP29, que pretende capacitar fotógrafos amadores da região amazônica, para que eles possam registrar o impacto das mudanças climáticas no seu dia a dia. As fotos escolhidas farão parte de uma exposição que será realizada pela Embaixada. Ainda na área cultural, Simone Perez, oficial de cultura da Embaixada, informou sobre o lançamento de um edital, para estimular projetos que conectem artistas brasileiros, curadores, museus e instituições culturais dos dois países. Mais informações pelo link: https://www.netherlandsandyou.nl/web/brasil/w/chamada-aberta-conexoes-culturais-cidades-habitaveis-2024-
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp