15/04/2024 às 13h36min - Atualizada em 15/04/2024 às 23h27min

É possível economizar com gás de cozinha?

Com a dinâmica instável de preços de botijões, os usuários sofrem com a falta de oportunidades de economizar e de garantirem satisfação em uma compra; novos métodos de venda são a mais nova tendência

Alan Kadri
Divulgação

Por Alan Kadri* 

 

O ano é 2024 e o preço do gás de cozinha ainda sofre com o aumento nos preços, como aconteceu em janeiro deste ano, com um reajuste no ICMS que levou o quilo do gás a subir R$0,16, tornando um botijão de gás de 13kg a ultrapassar o valor dos R$100, indo para R$103,06. A volatilidade observada é um cenário histórico no Brasil, motivado por uma série de fatores econômicos do país que levam a alta de preços desse bem essencial para as casas brasileiras.  

 

A dinâmica nos preços, por outro lado, estimula o olhar analítico e consciente no momento da compra, em que consumidores buscam oportunidades que possam oferecer economia e um alívio para seus bolsos. Nesse sentido, usuários estão atentos quanto à comparação de preços entre empresas, campanhas promocionais, benefícios de venda que façam a compra valer a pena, bem como programas públicos que viabilizem descontos ou ajuda financeira na aquisição de gás de cozinha. 

 

Nutrindo-se da mesma veia transformadora de tais projetos e propósitos, é neste espaço de valorizar o investimento em botijões que a revenda de gás entra como um grande manual de instruções para os clientes.  

 

Calculando a rota dos preços dos botijões  

A satisfação do comprador é o motivo impulsionador de compreender como o mercado está se comportando e não seria diferente em relação ao gás de cozinha. Entendendo que a sensibilidade dos preços do gás é um receio financeiro para consumidores, estudar as melhores alternativas de compra torna-se uma tarefa indispensável para a maioria dos consumidores. Em tempos digitais, por exemplo, aplicativos auxiliam na comparação e escolha de aquisição do botijão, mudando aquele sistema tradicional de solicitar o gás, através de contatos salvos em ímãs de geladeira. 

 

Agora, as opções são maiores e mais diversas, o ímã de geladeira entra para o meio tecnológico, facilitando não só a pesquisa de melhor preço, mas também o pedido e o recebimento do botijão. Sendo uma prática que visa superar o meio de solicitar gás de cozinha através do modo convencional, ou seja, através dos telefones de estabelecimentos específicos, possivelmente de bairros mais próximos e com mínima taxa de entrega, o mercado de revenda de gás, com os aplicativos digitais, nasce para aprimorar o fluxo de compra, concebendo um custo-benefício maior.  

 

O que vale a pena na hora da compra?  

Para além dos preços, os diferenciais de uma empresa que vende ou revende botijões são também determinantes para que o usuário consiga realmente economizar e garantir o uso essencial do gás no cotidiano. Aqui, estamos falando de não necessariamente o preço mais barato, mas sim de condições de compra atrativas, que façam a compra do gás valer a pena mesmo em um cenário econômico instável e sensível, como a economia brasileira.  

 

Por exemplo, uma empresa pode vender o gás por R$100 e cobrar o frete de entrega, um valor adicional que já aumenta a despesa do consumidor. Já outra empresa, pode vender o gás por R$105, mas ter uma condição de frete grátis, ou então campanhas promocionais, como serviços ‘indique-e-ganhe’, cupons de desconto e cashback, que incentivem a economia à longo prazo, ao mesmo tempo em que fideliza clientes. Tal mentalidade auxilia a jornada dos consumidores a terem uma visão mais transparente de seus investimentos mensais em botijões, um custo que é alto e não pode ser negligenciado, já que cumpre a função inestimável de colocar comida na mesa.  

 

Em resumo, conseguimos entender que apesar da dinâmica de preços dos gases de cozinha ser uma realidade desafiadora e colocar em risco a aquisição do produto para muitas famílias, ainda há formas em que o mercado pode atuar para viabilizar um novo fluxo, mais simples e mais econômico, indo além do que iniciativas públicas possam oferecer. Garantir uma compra mais consciente e com preços mais acessíveis no universo de venda de botijões, portanto, é uma missão social que o mercado de gás deve responder à altura, aliando-se de inovações e transformações que tornem os produtos mais acessíveis, tanto nos valores, quanto no processo de aquisição.  

 

*Alan Riad Kadri é Diretor Comercial e de Marketing do Appgas.  

  

Sobre o Appgas  
O Appgas é uma empresa líder no segmento digital de marketplace de distribuição de gás brasileiro, dedicada a simplificar e melhorar a experiência de compra para seus usuários e parceiros. Desde sua fundação em julho de 2020, a empresa tem se destacado pela inovação, oferecendo uma ampla cobertura nacional, parcerias estratégicas com empresas renomadas. Com uma rede de mais de 550 depósitos em todo o país, o Appgas continua comprometido em fornecer um serviço rápido, confiável e seguro, garantindo que os clientes tenham acesso fácil e conveniente aos produtos de que precisam.  

  

 

 

 

 


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