16/04/2024 às 15h36min - Atualizada em 16/04/2024 às 15h57min

Ricardo Gracia Filho aprova estreia na Le Mans e projeta corrida em Paul Ricard

Piloto paulista correu pela primeira vez com a Team Virage em Barcelona, na Espanha

https://wevewonit.newsroom.com.br/436708af2e/ricardo-gracia-filho-aprova-estreia-na-le-mans-e-projeta-corrida-em-paul-ricard.html
Flavio Perez Guimarães
Team Virage

O brasileiro Ricardo Gracia Filho fez um balanço positivo de sua estreia na Michelin Le Mans Cup 2024. No sábado (13), o piloto paulista competiu em Barcelona, na Espanha, ficando na 23ª posição ao lado do paraguaio Óscar Bittar na Team Virage.

Ricardo Gracia Filho conseguiu se manter entre os primeiros colocados com os protótipos de Le Mans na classe LMP3 desde os treinos com a equipe polonesa/espanhola até a corrida no circuito catalão.

Durante o turno de Óscar Bittar, um toque ocorreu, levando a dupla a perder quatro voltas e comprometendo o resultado final, que no geral foi 31º. O carro rodou e as posições ganhas na classificação foram perdidas.

"Esta semana foi boa desde o início dos treinos. Estivemos consistentemente no top 3, no top 5. Na qualificação, conseguimos chegar ao top 4, então acho que foi positivo. A classificação é feita pelo meu companheiro de equipe, o piloto bronze, enquanto eu sou prata", explicou Ricardo Gracia Filho, piloto patrocinado pela Sabesp.

"Na largada, pulamos para o terceiro lugar e algumas voltas depois para o segundo. Infelizmente, houve um toque entre o terceiro colocado que estava tentando nos ultrapassar e o meu companheiro de equipe, que fez o primeiro stint, e ele acabou rodando. O carro ficou parado por 4 voltas, conseguiram tirá-lo da brita e ele terminou o seu turno".

"No meu turno, consegui marcar a terceira volta mais rápida da corrida, apesar de já estarmos em 29º lugar, que foi a posição em que terminamos. Mas, no geral, o carro estava muito bom e tivemos um ritmo forte durante toda a semana, o que é um ponto positivo".

A próxima etapa da Le Mans Cup será em Paul Ricard Le Castellet, na França, em 4 de maio.

Com bons resultados no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho competiu no monoposto da Fórmula 4 por duas temporadas antes de migrar para a Le Mans, uma categoria que consiste em seis provas ao longo do ano. Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm duração de aproximadamente uma hora e meia, com cada piloto correndo por 55 minutos.

Sobre Ricardo Gracia:

Desde os seis anos de idade, o jovem piloto iniciou sua jornada nas pistas como um hobby, acompanhando seu pai, Ricardo Gracia. Aos oito anos, Ricardinho fez suas primeiras incursões no mundo das corridas de forma profissional em São Paulo e, posteriormente, aos 14 anos, foi para a Europa.

Entre seus títulos estão: 3x campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão Copa Brasil de Kart 2019, campeão Paranaense de Kart 2015, vice-campeão Brasileiro de Kart (2016) e campeão Sul-Brasileiro 2017.

Sobre o Speed Park:

Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o local possibilita mais de 40 traçados diferentes, ocupando uma área superior a 130 mil metros quadrados. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui está localizado na rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp