16/04/2024 às 14h57min - Atualizada em 16/04/2024 às 16h51min

Entenda como gigante multinacional Siemens conseguiu transformar a saúde psicológica e nutricional dos colaboradores

A orienteme, plataforma tecnológica de gestão corporativa, ajudou a organização em um de seus maiores desafios

Giovanna Rebelo Alves
orienteme
 

A saúde psicológica refere-se ao equilíbrio emocional e mental de um indivíduo, o que abrange a capacidade de lidar com o estresse, manter relacionamentos saudáveis e desenvolver resiliência e empatia. 

 

Enquanto isso, a saúde nutricional diz respeito à ingestão adequada de nutrientes essenciais para o funcionamento ideal do corpo, o que impacta não apenas o físico, mas também o funcionamento cognitivo e emocional.

 

Foram esses dois pontos que motivaram a Siemens, líder em automação industrial e software, a buscar a orienteme, plataforma de gestão de saúde corporativa, para ajudá-los em um desafio mental e nutricional com seus colaboradores.

 

O objetivo de Evelin Varella, responsável por Saúde, Segurança e Meio Ambiente  na multinacional, era atuar na frente de saúde e segurança no trabalho apenas, atendendo ao que pede a legislação vigente. Até que a pandemia transformou essa percepção.

 

“Nós já tínhamos a expectativa de procurar ações voltadas para a saúde mental. Então, conseguimos perceber o seguinte: temos um plano robusto voltado a essa área, só o que faltava era um foco maior no mental”, diz Evelin. “As pessoas conseguem trabalhar por horas sentadas, como os pés suspensos ou com um apoio improvisado, mas se a mente dela não estiver bem, ela não vai conseguir trabalhar de forma nenhuma”, completa. 

 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Ainda, uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

 

Projeto

 

É aí que a orienteme entra em jogo. Primeiramente, o processo contou com atendimento de saúde para cada funcionário interessado, mapeamento de seus níveis emocionais e conteúdos complementares, como vídeos, meditações, lives e rodas de conversa online.

 

No caso da Siemens Industries, foi identificado que os principais temas procurados para atendimento em psicologia foram: 22% – ansiedade; 17% – estresse; 16% – autoestima; 14% – autoconhecimento. Os 31% restantes se dividem entre outros temas.

 

Já para nutrição, os colaboradores tinham interesse em tratar: 68% – compulsões; 11% – obesidade; 11% – nutrição esportiva; 5% – depressão e ansiedade na alimentação; 5% – bariátricos.

 

Esses dados ajudam as equipes e líderes a tomarem decisões mais assertivas sobre quais ações ativas e preventivas tomarem em relação à saúde do time.

 

“A Siemens conseguiu impactar positivamente os colaboradores em diversas frentes: a empresa adquiriu um novo olhar sobre o cuidado ativo com a saúde do time, além de colaborar com a promoção de hábitos saudáveis”, comenta Bruno Haidar, CEO da orienteme.

 

A multinacional conseguiu adquirir indicadores eficientes, utilizando toda a tecnologia da orienteme. Isso inclui relatórios e painéis com informações atualizadas em tempo real. Ainda, além da melhora nos níveis gerais de bem estar dos colaboradores, o projeto gerou menores gastos com o custo da saúde ocupacional.

 

“A parceria entre a Siemens e a orienteme é um exemplo inspirador de como iniciativas focadas no cuidado ativo com a saúde podem não apenas transformar o ambiente de trabalho, mas também impactar positivamente a vida dos indivíduos. Ao reconhecer a importância do tema, promovemos uma cultura de cuidado genuíno e sustentável”, finaliza Haidar.


Clique aqui para mais informações a respeito do caso.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp