16/04/2024 às 12h38min - Atualizada em 16/04/2024 às 16h54min

Banco Central inclui iniciativas com potencial para aprimorar ecossistema de crédito entre as prioridades regulatórias do ano

Entre os temas de destaque ligados ao segmento estão impactos do uso de Inteligência Artificial pelas instituições financeiras e regulamentação do Banking-as-a-Service

Pedro Carvalho
ABCD
São Paulo, 16 de abril de 2024: Dando prosseguimento à agenda que objetiva aprimorar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Banco Central definiu a lista de prioridades de regulação para este ano, contemplando questões como Inteligência Artificial, medidas prudenciais, Open Finance e tokenização. Entre as iniciativas, destacam-se as centradas em inovação, que tendem a aprimorar o ecossistema de crédito digital. 

Na avaliação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), representante das fintechs de crédito, o setor acompanha com bastante interesse a criação da norma que define a estrutura de governança responsável pela implementação, manutenção e monitoramento do Open Finance, além da regulamentação da jornada de inicialização sem redirecionamento. 

“Somam-se a esse tópicos alguns dos assuntos que mais debates têm gerado entre os profissionais do segmento: os riscos e eventuais impactos do uso de Inteligência Artificial pelas instituições financeiras e a regulamentação do Banking-as-a-Service, no momento em que o mercado assiste à expansão do embedded finance, por meio do qual empresas de todos os segmentos podem oferecer serviços financeiros”, analisa Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD. 

A executiva ressalta ainda a relevância da instituição de nova modalidade de boleto específico para liquidação de ativos financeiros, como duplicata eletrônica e recebíveis, e a finalização da regulação prudencial de Instituições de Pagamento.

“A robustez da agenda de prioridades regulatórias do Banco Central demonstra o comprometimento do BC com o avanço do SFN. Da parte da ABCD, vamos acompanhar e contribuir para o aperfeiçoamento das discussões, participando de consultas públicas e reuniões, levando em conta os pleitos de nossas associadas”, finaliza Claudia. 
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp