16/04/2024 às 11h08min - Atualizada em 16/04/2024 às 17h00min

Advogados de todo o Brasil e exterior se reúnem em Curitiba

EMELIN LESZCZYNSKI
Crédito: Marcelo Elias

Será mesmo que a Inteligência Artificial vai substituir o ser humano? A resposta não é simples. Este foi um dos aspectos discutidos por um grupo de mais de 100 advogados de todo o País e do exterior com o pesquisador Bruno Alano, um dos principais nomes da área de IA no Brasil, durante o 3º Encontro da GEOLAW, realizado nesta sexta-feira (12), no Hotel Grand Mercure Rayon.

Alano, que atualmente é pesquisador da OpenAI e co-fundador da Leadster, falou sobre como a Inteligência Artificial pode ser usada para automatizar tarefas jurídicas, auxiliar na tomada de decisões e até mesmo criar novos produtos e serviços. Explicou ainda sobre os desafios da implementação da IA no Direito; o impacto da IA na ética e na prática jurídica; as oportunidades que a IA oferece para os advogados e o futuro da profissão jurídica com a ferramenta.

“A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar a advocacia. No entanto, é importante lembrar que ela não é um substituto para os advogados humanos. Os advogados que forem capazes de utilizar a IA de forma eficaz e combinar suas habilidades com a expertise humana serão os mais bem-sucedidos no futuro”, ressaltou Alano.

Ele falou ainda que a Inteligência Artificial já está sendo usada para analisar grandes conjuntos de dados e identificar padrões que os humanos podem não conseguir ver. “Isso é útil para advogados que estão pesquisando um caso ou tentando desenvolver uma estratégia jurídica”, exemplifica. Mas além disso, há um vasto universo a ser explorado no segmento.

Durante o encontro, diversos especialistas da área abordaram os desafios e oportunidades que essa tecnologia apresenta para o futuro da profissão jurídica. O tema também mereceu a produção de um livro "Inteligência Artificial no Direito Empresarial", organizado pelos advogados Paulo Soares de Morais, Lis Caroline Bedin e Maurício Faria da Silva, com artigos de 17 especialistas que abordam diversos temas relacionados à aplicação da IA no direito empresarial.

Os escritórios de advocacia De Paola e Panasolo Sociedade de Advogados, Maran Gehlen & Advogados Associados, Nemo Vidal Advogados Associados e Storoz Advogados Associados foram os anfitriões da GEOLAW em Curitiba.

“O 3º encontro da GEOLAW foi um grande sucesso e consolidou-se como um importante fórum para a discussão de temas atuais relacionados à aplicação do Direito. A escolha pela discussão sobre IA foi muito pertinente, pelo potencial de transformar o dia-a-dia dos escritórios”, comentou o advogado Mathieu Bertrand Struck, comemorando a realização do evento.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp