16/04/2024 às 10h34min - Atualizada em 16/04/2024 às 17h09min

Doña Paula celebra o Malbec World Day enaltecendo a uva que se tornou símbolo do vinho argentino

A vinícola argentina que recentemente passou a contar com a direção de um dos grandes nomes da viticultura, Cristóbal Undurraga, apresenta alguns de seus rótulos que tem o malbec como protagonista

Érica Brito
Divulgação
Instituido pela Wines of Argentina, o “Malbec World Day” (Dia Mundial do Malbec), que é comemorado anualmente no dia 17 de abril em todo o Mundo, tem como objetivo celebrar o desenvolvimento de uma das uvas mais emplemáticas e que é uma das principais protagonistas na transformação da vitivinicultura argentina. Apesar da origem francesa, foi na Argentina que a uva Malbec melhor se adaptou e transformou o país no maior produtor mundial desta variedade.

A região e Mendonza, na Argentina, está entre as top 15 regiões de consumo de vinho do Brasil. Localizada em Mendonza, a vinícola Doña Paula, do Grupo Santa Rita Wines, possui rótulos premiados e reconhecidos que tem a uva Malbec como protagonista.

Entre os destaques está o  Doña Paula Estates Malbec, que é 100% Malbec e manifesta características únicas do Vale do Uco, um terroir de clima frio. 90% das uvas provêm de solos pedregosos e os restantes 10%, de solos franco-arenosos, e ambos com alto teor calcário.  O vinho apresenta grande equilíbrio e frescor na boca, com boa concetração e estrutura, taninos macios e final persistente.

Já o  Doña Paula Altaluvia Malbec, que também é um vinho 100% Malbec, é a expressão fiel do melhor do Vale do Uco, Gualtallary,uma região de Mendnoza com os vinhedos mais altos. A composição dos solos pobres, o clima e altitude tornam esta região excepicional. Seu solo é composto por rochas aluviais médias, cobertas por pártinas de carbonato de cálcio e intercaladas com incrustrações de areia e calcário.  Na boca apresenta taninos acentuados e longos, com uma textura elegante.

Outra grande opção da marca que traz 95% de Malbec aliado a outras duas uvas Cabernet Franc (2,5%) e Cabernet Sauvingnon (2,5%) é o Doña Paula Selección de Bodega. Sintetizando todo o conhecimento que a vinícola adquiriu em seus mais de 26 anos de existência, é um vinho que leva em consideração três importantes “seleções”: a seleção dos melhores lotes - cuidadosamente estudados, a seleção das melhores barricas - para complementar a evolução do vinho e a terceira e mais personalizada seleção – que está relacionada a escolha do local, do momento e da pessoa, para completar o círculo desta história. Na boca apresenta grande amplitude e equilíbrio, com taninos firmes que tornam o final muito persistente.

Além disso, Doña Paula também conta com opções de “blends” onde a malbec dá um toque especial. A linha Altitudes  Series traz “misturas” produzidas com as melhores variedades que crescem em vinhedos de maior altitude: El Alto em Ugarteche, Uján de Cuyo a 969 mts. acima do nível do mar (3.180 pés); Los Indios em El Cepillo a 1.100 mts. acima do nível do mar (3.610 pés); e Alluvia em Gualtallary a 1.350 mts. acima do nível do mar ( 4.430 pés). O Altitute Series 1350 é um blend composto por 50% Cabernet Franc, 45% Malbec e 5% Casavecchia.

Cristóbal Undurraga
Recentemente a vinícola argentina passou a contar com um grande reforço, o enólogo e viticultor Cristóbal “Toti” Undurraga, que assumiu a direção de Vinhos, ficando a cargo da direção enológica para continuar a promover a expressão das suas excelentes vinhas e dos seus vinhos de alta qualidade.

Mendoza é um lugar familiar para Cristóbal. Sua experiência de viver durante cinco anos na cidade argentina, onde liderou o desenvolvimento da vinícola Kaikén desde o seu início, junto com o enólogo Aurelio Montes, deixou uma marca significativa. A vontade de um dia voltar a dirigir um projeto em Mendoza, liderando a produção de vinhos de altitude, acompanhou-o durante as últimas duas décadas, sendo Doña Paula o local ideal para materializar este sonho.

Especialmente neste mês onde é comemorado o Malbec World Day, que celebra a uva tão simbólica para a Argentina, o Diretor de Vinhos veio ao Brasil onde cumprir uma agenda com uma série de compromissos que inclui encontros com figuras influentes do mercado de vinhos brasileiro.

Fichas técnicas

Doña Paula Estates Malbec
Ano: 2020
Variedade: 100% Malbec
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 14,6% Vol.
pH: 3,71
Acidez total: 5,4 g/L
Açúcar residual: 1,8 g/L.


Doña Paula Altaluvia Malbec
Ano: 2019
Variedade: 100% Malbec
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 14,5% Vol.
pH: 3,46
Acidez total: 5,85 g/L
Açúcar residual: 1,8 g/L.


Doña Paula Selección de Bodega Malbec
Ano: 2020
Variedade: 95% Malbec, 2,5% Cabernet Franc e 2,5% Cabernet Sauvignon
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 14,9% Vol.
pH: 3,6
Acidez total: 5,5 g/L
Açúcar residual: 2,0 g/L.


Doña Paula Altitude Series 1350
Ano: 2020
Variedade: 50% Cabernet Franc, 45% Malbec e 5% Casavecchia
Região: Alluvia, Gualtallary, Tupungato, Valle de Uco
Álcool: 14,8% Vol.
pH: 3,61
Acidez total: 5,7 g/L
Açúcar residual: 2,7 g/L.

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp