10/05/2024 às 08h39min - Atualizada em 10/05/2024 às 09h39min

Dia das Mães: como maximizar o alcance das campanhas

Por Fernanda Acácio*

Redação
ANA SARTORI
MGID /Divulgação
O Dia das Mães tem um significado cultural profundamente enraizado em toda a América Latina, incorporando o afeto, o respeito e o papel central que as mães desempenham na sociedade em geral. A compreensão dessas nuances oferece uma oportunidade única para as empresas criarem campanhas de marketing impactantes e envolventes para o público.

No Brasil, a data é uma das mais importantes do País. O dia é visto como uma oportunidade para expressar gratidão e amor e, além do aspecto emocional, esse é também um período de forte impacto econômico e grande movimentação no comércio.

Em 2023, as vendas do varejo tiveram um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior durante o período, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para este ano, a previsão é que a data movimente R$15 bilhões em compras no Brasil segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), realizada em parceria com o Instituto Datafolha.

Para as marcas, a competição acirrada por atenção dos consumidores durante essa época exige campanhas criativas e bem planejadas. Isso incentiva a indústria a buscar estratégias inovadoras para se destacar e aumentar a fidelização dos clientes. Além de ser uma oportunidade de vendas, a data representa, ainda, uma chance de estabelecer conexões emocionais profundas com os consumidores.

Uma estratégia eficaz para o marketing do Dia das Mães é capitalizar o poder das narrativas emocionais. Ao criar anúncios que capturam o vínculo único entre mães e filhos, é possível evocar sentimentos de nostalgia, gratidão e amor, criando uma ressonância emocional duradoura. Essas narrativas humanizam a marca, aproximando-a do público de uma maneira autêntica e significativa.

Além disso, posicionar produtos e serviços como facilitadores dos papéis multifacetados das mães é outra estratégia interessante para mostrar que a marca está verdadeiramente comprometida em apoiar e capacitar as mães em todas as áreas de suas vidas. Também é fundamental que as campanhas sejam inclusivas e sensíveis à diversidade das experiências de maternidade, refletindo a variedade de estruturas familiares e figuras maternas.

Neste período de alta das vendas e de necessidade de diferenciação, plataformas de publicidade nativa podem ser úteis em diferentes aspectos. Entre eles:
  • Segmentação precisa: as plataformas permitem segmentar anúncios com base em interesses, comportamentos e demografia, direcionando especificamente o público-alvo relacionado ao Dia das Mães.
  • Formatos criativos: por meio da publicidade nativa, diversos formatos de anúncios, como artigos patrocinados, widgets de recomendação de conteúdo e anúncios in-feed, podem ser adaptados para campanhas específicas.
  • Ampliação do alcance e otimização: plataformas que utilizam algoritmos de machine learning ajudam ainda a otimizar o desempenho dos anúncios, garantindo que as campanhas sejam eficazes e alcancem os objetivos desejados e um público diversificado em diferentes sites e aplicativos.
Criar campanhas impactantes para o Dia das Mães, aproveitando as estratégias mencionadas acima, é uma oportunidade de se conectar emocionalmente com os consumidores e gerar engajamento. Também é importante garantir que a mensagem seja autêntica, empática e alinhada aos valores da marca - isso ajudará a construir relacionamentos significativos com os clientes e a impulsionar o sucesso das vendas.
*Fernanda Acácio é CEO da plataforma global de publicidade MGID no Brasil.





 
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