01/10/2020 às 15h41min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

Como armazenar bebidas corretamente?

Temperatura, luminosidade e até posição da embalagem podem influenciar na qualidade e no sabor de diferentes bebidas

Victor Augusto de Alencar
SALA DA NOTÍCIA
Banco de Imagens

Com a proximidade de feriados e temporadas de descontos, como a Semana do Brasil ou a Black Friday, diversos estabelecimentos fazem promoções imperdíveis de diferentes bebidas. É difícil resistir à tentação de encher a despensa com os refrigerantes, as cervejas, os vinhos e outras tentações a preços convidativos.

No entanto, será que é uma boa ideia fazer isso? Como guardar e conservar adequadamente cada tipo de bebida para que ela se mantenha saborosa e boa para ser consumida? Confira informações sobre isto, a seguir.


Refrigerante

Todo mundo já passou por essa situação algum momento: abrir uma latinha ou garrafa de vidro, não aguentar consumir todo o volume da embalagem e acabar perdendo o gás da bebida.

O antigo truque de colocar uma colher no gargalo não é uma medida eficiente, e o gás acaba realmente escapando, tornando a bebida sem graça.

Segundo os fabricantes, uma dica importante para manter o gás carbônico dentro do refrigerante por mais tempo é não abrir a embalagem quando ela estiver quente e nem consumir a bebida próxima do vencimento.

Para preservar o sabor da sua bebida gaseificada, armazene as embalagens verticalmente, em local escuro, fresco e seco. Se possível, coloque os recipientes na geladeira ou em ambiente refrigerado.


Cerveja

A popular loira é bastante delicada e sensível às mudanças de temperatura, luz e movimento. Logo, essas são condições que vão afetar o aroma e o sabor da bebida, independentemente de qual seja o estilo cervejeiro.

Latas e garrafas devem ser mantidas na vertical para evitar o menor contato da bebida com o oxigênio presente na superfície da embalagem. O ideal também é que a cerveja seja colocada longe de fontes luminosas, pois a claridade oxida o lúpulo, alterando sabor e aroma.

É por isso que a maioria das garrafas tem a cor de âmbar: para ajudar a preservar a bebida dos raios do Sol e do light struck, que é o nome da oxidação causada pela luz, conferindo à bebida um aroma que lembra o cheiro de fósforo queimado. 

Se a cerveja chegou para você gelada, então mantenha a bebida refrigerada. A alteração de temperatura é bastante prejudicial para a bebida, e ela pode perder a carbonatação, ficando oxidada.

Por não ser pasteurizado, o chope deve ser sempre mantido em barris refrigerados, e seu consumo deve ser rápido, uma vez que a validade dele é inferior a da cerveja.


Vinho

Esta bebida deve ser mantida na horizontal, longe da incidência de luz, permitindo que as rolhas estejam sempre molhadas, evitando a entrada de ar na garrafa e a oxidação da bebida.

As garrafas de vinho também devem ser mantidas em uma temperatura estável, no máximo, 24°C, para que a bebida não envelheça ou estrague. É por isso que as adegas climatizadas são tão importantes para que os apreciadores possam tirar o máximo proveito de cada rótulo.


Whiskey

A bebida feita à base de malte deve ser mantida longe da luz direta, seja ela natural ou artificial, e em local fresco, sem grandes variações de temperatura. Dê preferência por manter a garrafa na vertical e, se a embalagem for aberta, é recomendado vedá-la com uma rolha de cortiça para evitar a evaporação do álcool.


Vodca, saquê e cachaça

As três bebidas demandam os mesmos cuidados: as garrafas devem ser mantidas longe da luz e do calor, preferencialmente, na vertical, para evitar a oxidação e a alteração de suas características sensoriais.

No caso da vodca, há quem prefira deixar a garrafa guardada no congelador, para que esteja sempre bem gelada na hora do consumo. Não há problema nisso, aliás, essa pode ser uma opção para manter a qualidade da bebida.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp