03/12/2021 às 11h02min - Atualizada em 03/12/2021 às 13h24min

Concerto Sinos nº 8 de 2021 traz obras de Roberto Macedo e Delgado de Carvalho

Obras de compositores brasileiros de diferentes gerações serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Silvio Viegas. Vídeo estreia neste dia 3/12, às 18h, no site do projeto e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

www.sinos.art.br
SALA DA NOTÍCIA Comunicação projetos Funarte - UFRJ
Foto: Walda Marques - Divulgação

Estreia nesta sexta-feira, 3 de dezembro, às 18h, o Concerto Sinos nº 8 da Temporada 2021. No programa, obras dos brasileiros Roberto Macedo e Delgado de Carvalho, interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Silvio Viegas. Depois da estreia, o vídeo com a apresentação seguirá disponível no site do projeto – www.sinos.art.br – e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O programa

Dois compositores de diferentes gerações estão presentes neste Concerto Sinos. Professor do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, Roberto Macedo escreveu o “Pequeno Divertimento para orquestra de cordas” para integrar o Repertório Sinos, que oferece às orquestras jovens partituras com nivelamento de dificuldades técnicas. Na primeira e na terceira partes de sua obra, Macedo explora o elemento rítmico, reservando para a parte central a ênfase no tratamento melódico e polifônico.

Também ligado à história da Escola de Música, no período em que a instituição se chamava Instituto Nacional de Música, Joaquim Delgado de Carvalho (1872-1922) é compositor atualmente pouco executado, mas que tem todos os méritos para voltar ao repertório das orquestras brasileiras, como fica evidente em sua “Suíte op.35”, na qual aborda as danças antigas em linguagem romântica.

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos Sinos estão em sua segunda temporada e todas as apresentações da série estão disponíveis, tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

O projeto

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Serviço:

Oitavo concerto da segunda temporada da série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Quando: estreia em 3/12, às 18h, no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp