24/05/2022 às 15h08min - Atualizada em 24/05/2022 às 17h44min

Pesquisa da Takasago aponta abordagem proativa para a vida como tendência para os próximos anos

Com objetivos de longo prazo, entrevistados se mostram mais preocupados em ter uma vida saudável para viver mais e melhor

WGO Comunicação
SALA DA NOTÍCIA André Coutinho
Pixabay
Maio, 2022 – Uma recente pesquisa qualitativa da Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, aponta que uma das principais tendências para os próximos anos é uma abordagem proativa para a vida. Ao todo, 90% dos consumidores entrevistados declararam estar mais atentos à saúde física e cognitiva e ao bem-estar mental de forma proativa, procurando unir todos os aspectos da saúde.

No estudo, realizado no ano passado com 2,5 mil pessoas de cinco países das Américas, foi perguntado “quais são as tendências e sabores mais relevantes para 2022 e para o futuro?”, tendo como resultado que, em toda a região de abrangência, os consumidores estão investindo em alimentos e bebidas que melhoram as saúdes física e mental e estão relacionados a benefícios específicos e certas funcionalidades, com uma abordagem holística, aliando isso ao reconhecimento de que as dietas e estilos de vida atuais, com produtos industrializados e fast-foods em alta, podem aumentar o risco de vulnerabilidade a doenças e enfermidades.

“Os consumidores estão adotando uma abordagem proativa para a manutenção da saúde, fazendo escolhas diárias em suas dietas e mudando o estilo de vida tendo objetivos de longo prazo em mente”, explica Rafaela Bedone, Head de Marketing e Consumer Insights de Aromas da Takasago.

Na visão dos consumidores, a melhor maneira de lidar com problemas de saúde física e cognitiva é procurar evitar que eles ocorram. Existe uma preocupação em buscar temas relacionados à prevenção ao invés da cura, nutrir a mente para melhorar o estado mental e envelhecer com saúde, para viver mais e melhor, algo que se mostra ser muito relevante para os brasileiros neste ano.

Entre os aspectos desejados na escolha da alimentação, o destaque vai para os chamados “alimentos como remédio”, citados por 92% dos entrevistados. Eles trazem como benefício a prevenção, com uma nutrição funcional positiva, o que aumenta a resiliência do corpo. Entre os exemplos estão as vitaminas, os minerais e os ingredientes funcionais, que ajudam a restaurar o equilíbrio interno. Frutas, legumes e verduras estão no topo da lista de insumos que ajudam a melhorar a saúde e, em muitos casos, auxiliam no combate a algumas doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variação no consumo dos alimentos também é peça-chave para uma vida mais saudável, além de ajudar no combate a inflamações e problemas de saúde.

Destes, 79% estão tentando melhorar suas dietas e pensam em viver mais tempo e melhor; 71% acham importante, ou muito importante, “escolher produtos que melhorem positivamente minha nutrição ou beneficiem o funcionamento do meu corpo”; 67% estão interessados em produtos que aumentam a saúde imunológica, mesmo que não sofram de tais problemas; 66% procuram por produtos que melhoram a saúde digestiva, mesmo que não sofram de tais problemas; e 38% dizem buscar ativamente alimentos e bebidas funcionais.

O segundo aspecto mais visado é o de “alimentos para a mente”, citado por 89% das pessoas. Neste quesito, os consumidores fazem tentativas conscientes para melhorar o bem-estar mental, acreditando em um resultado direto no sistema imunológico. Alguns exemplos são as frutas vermelhas, o amendoim, as folhas escuras, o açafrão e os peixes. Entre os entrevistados, 89% se interessam por alimentos relaxantes e que ajudam a aliviar o estresse; mais de 89% gostariam de um alimento ou bebida com benefícios para dormir; 60% dizem que o bem-estar mental e emocional são fatores importantes quando se pensa em saúde holística; e 18% dos consumidores dizem que se tornaram mais conscientes sobre a saúde do sono como resultado da COVID-19.

Por fim, 80% dos consumidores entrevistados também deram grande importância a “alimentos que melhoram o humor”, para alívio do estresse e da ansiedade. Podemos destacar nesta categoria: ovos, grão de bico, mamão, mel e banana, ricos em triptofano, que ajuda no desenvolvimento da serotonina e da dopamina, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, que favorecem o bom humor. Destes consumidores, 89% querem produtos com poder relaxante; 82% procuram por itens que contribuam para a beleza e a pele; 80% gostariam de alimentos e bebidas com benefícios de melhora no humor; e 51% afirmaram explorar produtos que dão energia para o dia a dia.

Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.
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