O surgimento da internet trouxe uma nova gama de possibilidades de negócios, e uma das mais populares é o e-commerce. Vender produtos e serviços online se provou um modelo de empreendimento muito rentável. O ideal é analisar as necessidades da sua empresa para escolher a melhor forma de aplicar o e-commerce. Também é essencial escolher um público-alvo para direcionar suas ações. Assim, o gestor tem uma noção ampla do tipo de pessoa que deseja alcançar. Essa informação auxilia em diversos setores do empreendimento, como o marketing e o serviço de atendimento ao consumidor. Continue lendo para saber como funciona um e-commerce e quais são os modelos desse tipo de negócio.
Como funciona o e-commerce
Um e-commerce tem como base a loja virtual da empresa, é imprescindível que o cliente consiga encontrar nele o que procura com facilidade. Depois de escolher os produtos ou serviços que deseja, o consumidor é direcionado para um local em que informa os dados de pagamento e o endereço de entrega. É prática comum a empresa fornecer um código de rastreio para que o cliente possa acompanhar o caminho que a encomenda está percorrendo até chegar a ele. Além da loja virtual, também é possível começar um e-commerce por meio das plataformas de marketplace. O mais importante é saber como alcançar clientes em potencial (com estratégias de inboundmarketing, por exemplo) e oferecer um serviço de qualidade para fidelizá-los.
Modelos de negócios para e-commerce
Existe uma grande variedade de tipos de e-commerce. Confira agora descrições de alguns deles e descubra em qual sua empresa se encaixa melhor.
Business to Business (B2B)
O modelo Business to Business consiste em empresas que vendem produtos para outras empresas. É o caso de fabricantes de produtos ou atacadistas. Nesse caso, o e-commerce é uma forma de conquistar mais alcance. As vendas podem ser feitas diretamente para um fornecedor fixo ou por pedidos de revenda e reposição de estoque.
Business to Consumer (B2C)
Empresas B2C são aquelas que vendem produtos diretamente para o consumidor final. Nesse caso, o e-commerce funciona como uma extensão do ambiente da loja física. Atualmente, todas as grandes marcas possuem lojas virtuais muito acessadas. O surgimento de marcas exclusivamente virtuais também é comum. O e-commerce para empresas B2C é uma alternativa importante para proporcionar uma maior comodidade para os clientes. A possibilidade de fazer compras online faz com que o alcance das empresas aumente, já que as fronteiras geográficas já não representam entraves tão determinantes. A aplicação de estratégias de marketingdeconteúdo, por exemplo, é crucial para fidelizar clientes nesse modelo de negócio.
Consumer to Business (C2B)
Nesse modelo, clientes vendem produtos ou serviços para empresas. Cabe à pessoa precificar o que ela está oferecendo. Um exemplo de negócio C2B são os bancos de imagem online. Fotógrafos de todo o mundo mostram suas fotografias para a empresa, que decide quais deseja comprar. Abrir um e-commerce C2B amplia as oportunidades de negócios.
Consumer to Consumer (C2C)
No modelo C2C, os clientes vendem produtos para outros clientes. Existem várias plataformas voltadas para esse tipo de transação. É possível encontrar produtos dos mais diversos segmentos, como:
Eletrodomésticos;
Vestuário;
Música;
Eletrônicos.
É uma alternativa mais barata de compra, já que os produtos anunciados geralmente são usados.
S-commerce
O S-commerce é a venda por meio das redes sociais. Plataformas como o Instagram e o Facebook possuem opções de integração de perfis com lojas virtuais. O uso das redes sociais cresce cada vez mais, junto das novas funcionalidades de cada uma delas (como o TwitterAds, a plataforma de anúncios pagos do Twitter). Dessa forma, as redes se transformaram em algumas das principais ferramentas da web. A realização de vendas por meio delas é uma realidade que só tende a crescer nos próximos anos.
Como definir um modelo de e-commerce
Nos tópicos acima você teve contato com alguns dos principais modelos de e-commerce existentes. Isto posto, há etapas importantes para decidir qual deles se encaixa melhor ao seu empreendimento.
Defina seu público-alvo
Identificar com precisão qual é o tipo de pessoa que você deseja atingir com a sua empresa é o primeiro passo. Pois, ao fazer essa definição previamente evita que você ofereça produtos para o público errado.
Defina o que você irá vender
Escolha um setor de trabalho. Não adianta diversificar excessivamente seu negócio se você não tem expertise para isso. Levar em conta as peculiaridades do público-alvo escolhido para escolher os produtos é essencial.
Trabalhe em uma interface atraente
Seu site deve ser responsivo e de fácil navegação. Todas as informações necessárias para o cliente concretizar as compras devem estar acessíveis. Procure otimizar o maior número de processos, desde cadastros a formas de pagamento disponíveis. Com as informações desse texto, você tem as ferramentas para escolher o melhor modelo de negócio para o seu e-commerce.