28/03/2024 às 12h26min - Atualizada em 28/03/2024 às 14h39min

Vendas de pescados têm alta expressiva durante a quaresma em São Paulo

De acordo com o IBGE, com base no Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), os pescados tiveram aumento de 2,55% em janeiro deste ano na Região Metropolitana de São Paulo

Cicero Santos
Freepik
 

Durante a Quaresma, período que antecede a Páscoa e é marcado por restrições ao consumo de carne vermelha, as vendas de pescados em São Paulo alcançaram uma alta expressiva, impulsionando não apenas a demanda por esses produtos, mas também fortalecendo o setor econômico local. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), os pescados registraram um aumento de 2,55% em janeiro deste ano na Região Metropolitana de São Paulo.

A alta nas vendas de pescados durante o período religioso não se restringe apenas a uma mudança temporária nos hábitos alimentares da população, mas também serve como um impulso significativo para a economia local. Por isso, este aumento não reflete apenas gostos sazonais, mas também uma interseção entre práticas culturais e decisões de consumo.

 

Durante o período da Quaresma, é comum que as famílias brasileiras busquem por determinados tipos de peixes nos supermercados, tornando-os os preferidos durante essa época. Essa tradição não só reflete aspectos culturais e religiosos, mas também tem implicações econômicas significativas. A relevância econômica dessa tendência reside na injeção de vitalidade no comércio de pescados.

Confira os pescados mais consumidos pelos paulistas:

Bacalhau:

Considerado um clássico da culinária durante a Quaresma, o bacalhau é uma opção muito apreciada pelos brasileiros. Sua carne branca e firme possibilita a preparação de uma grande variedade de pratos, desde bolinhos e saladas até assados e grelhados. 

Robalo:

Com uma carne delicada e saborosa, o robalo é outro peixe bastante popular entre os brasileiros durante a Quaresma. Sua versatilidade na cozinha permite o preparo de pratos sofisticados, como ceviches e moquecas, além de grelhados simples e saudáveis. 

Corvina:

Com sua carne branca e suculenta, a corvina é uma escolha excelente para quem busca um peixe de sabor suave e textura macia. É frequentemente utilizada em pratos assados, ensopados e grelhados.

Merluza:

A merluza é uma opção mais acessível e amplamente consumida durante a Quaresma. Sua carne macia e de sabor suave permite uma grande variedade de preparações, como empanados, ensopados e cozidos.

Atum:

Rico em ômega-3 e proteínas, o atum é uma opção saudável e saborosa para incluir nas refeições durante a Quaresma. Pode ser consumido fresco, grelhado, em conserva ou como ingrediente principal de pratos como o sushi e o ceviche.

Sardinha:

Econômica e muito nutritiva, a sardinha é uma opção popular durante a Quaresma. Pode ser preparada de diversas maneiras, como grelhada, assada, em conserva ou como ingrediente de molhos e recheios.

Salmão:

Considerado um superalimento devido aos seus altos teores de ômega-3 e proteínas de alta qualidade, o salmão é uma escolha sofisticada e saudável para as refeições durante a Quaresma. Pode ser preparado grelhado, assado, defumado ou cru, como no sushi e sashimi. 

Tilápia:

Com seu sabor suave e textura firme, a tilápia é uma opção versátil e acessível para o consumo durante a Quaresma. Pode ser preparada de diversas maneiras, como grelhada, empanada, assada ou cozida, e é muito apreciada em pratos simples e saudáveis.

Além disso, a tendência de aumento nas vendas de pescados também está alinhada com uma crescente conscientização sobre os benefícios para a saúde associados ao consumo de peixes, que são ricos em proteínas, ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes essenciais.

Diante desses dados, fica evidente que o crescimento das vendas de pescados durante a Quaresma não é apenas um reflexo de uma tradição religiosa, mas também é um impacto positivo na economia de São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na cidade. 



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp