16/04/2024 às 20h04min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h21min

O poder das contas pocket e multicontas: explorando as vantagens

Por Fernando Seguim, Head de Tecnologia e Produtos do Bankly

https://www.bankly.com.br/
Bankly
Bankly

A partir do crescimento significativo das fintechs na última década, a diversidade de serviços e produtos financeiros tem se expandido de forma exponencial. Os usuários cada vez mais têm acesso facilitado a soluções que atendem às suas necessidades de forma individualizada. Hoje, por exemplo, as instituições oferecem soluções como contas pocket e as multicontas, duas funcionalidades que contribuem com a organização financeira de pessoas físicas e jurídicas. Cada uma delas tem as suas particularidades, mas contam com uma característica em comum: servem para separar valores com diferentes objetivos.  

Contas pocket: flexibilidade e controle de gastos 

São subcontas que podem ser criadas dentro de uma conta de pagamentos, permitindo ao titular destinar uma parte do dinheiro para objetivos financeiros, como gastos pessoais, investimentos ou despesas de casa. Cada pocket account pode ter um cartão de débito ou crédito pré-pago para que o usuário controle os gastos de forma mais eficiente. Assim, é possível separar apenas o valor que será utilizado no dia. Isso evita que, em casos de roubo ou fraude, o criminoso tenha acesso ao saldo da conta principal por meio do cartão.  

Esse tipo de conta também pode ser utilizado para mesadas ou para controlar os gastos dos filhos ou dependentes, fornecendo um cartão vinculado apenas ao saldo alocado. Os pais podem acompanhar e limitar as transações de forma segura.  

As pockets podem ainda ser aliadas dos usuários para atingirem metas financeiras, como economizar para uma viagem ou compra importante, ou mesmo estabelecer um fundo de emergência, incentivando a disciplina financeira e ajudando os clientes a alcançarem seus objetivos.  

No caso de empresas, é possível criar contas pocket dentro de suas próprias contas corporativas, permitindo que os colaboradores tenham cartões vinculados. Dessa forma, há melhor gestão dos gastos, favorecendo a criação de pockets para cada equipe ou categoria de despesas, dependendo da estratégia. Também existe a possibilidade de fornecer um cartão para cada benefício, como refeição, alimentação ou lazer.  

Multicontas: gestão financeira integrada 

Uma multiconta é a funcionalidade de abrir diversas contas nominais na mesma instituição financeira, permitindo que o titular tenha operações separadas para diferentes propósitos, como pessoal e comercial. Cada multiconta tem um número diferente e é visualizada individualmente pelo Banco Central do Brasil. A principal vantagem é que o usuário pode receber depósitos e fazer transferências de forma mais organizada.  

As multicontas atendem tanto pessoa física quanto jurídica. No contexto empresarial, facilita o recebimento de pagamentos de diversos clientes B2B, a separação de valores provisionados para fornecedores e a distinção dos montantes transacionados em diferentes áreas de negócio. Para a pessoa física, são eficazes quando o usuário recebe aluguéis de vários imóveis e precisa organizar os pagamentos para melhor controle, quando atua em mais de uma empresa e possui diversas fontes de renda, ou ainda quando possui objetivos financeiros distintos e deseja alocar recursos separados para cada um deles. 

Em resumo, as contas pocket e multicontas são ótimas possibilidades para organizar as finanças de pessoas físicas e jurídicas, oferecendo vantagens diversificadas, como segmentação e gerenciamento estratégico de recursos. As pocket accounts são ideais para separar fundos específicos, proporcionando flexibilidade e controle sobre gastos direcionados. Já as multicontas permitem gestão integrada de múltiplas fontes de receita e despesa. Ambas convergem para promover mais eficiência às necessidades de cada usuário. 

*Fernando Seguim é Head de Tecnologia e Produtos do Bankly


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp