29/04/2024 às 17h01min - Atualizada em 29/04/2024 às 17h39min

Audiovisual em alta: inscrições para curso de Roteiro de Curta-metragem do Senac EAD estão abertas

Oferecido na modalidade de extensão universitária, a capacitação atende profissionais da área e quem deseja iniciar a carreira de roteirista

Senac EAD
Aline Oliveira
Freepik
A técnica de produção de roteiro é antiga e diretamente ligada ao teatro e cinema, no início do século XX. Apesar da longa trajetória, a profissão de roteirista foi regulamentada no Brasil, apenas em 1978. Esse profissional tem uma importante missão: descrever cenas audiovisuais que serão transformadas em filmes de longa e curta-metragem, e mais recentemente: telenovelas, séries e conteúdo audiovisuais para propagandas institucionais e anúncios publicitários.

Vale acrescentar que apesar de exigir muita técnica, o roteirista deve ter domínio da escrita formal, modelos de estruturas narrativas e dos principais recursos empregados nas produções audiovisuais. Além disso, colabora com a produção do conteúdo, indicando opções de iluminação, figurino e posição dos atores em uma gravação.

A boa notícia para quem já é profissional ou deseja ingressar na carreira, veio do resultado registrados sobre a produção cinematográfica nacional. O Ministério da Cultura divulgou no início do ano que, o mês de janeiro de 2024, totalizou uma das melhores bilheterias dos últimos seis anos: três milhões de brasileiros passaram pelas salas de cinema, para assistir produções brasileiras.

Inovação educacional em EAD

Desse modo, quem atua ou quer ingressar na profissão de roteirista, pode aprender ou se atualizar no novo curso de Roteiro de Curta-metragem do Senac EAD. Ofertado na modalidade de extensão universitária, a carga horária total é de 40 horas e o aluno tem opção de estudar no período que melhor se adequar à sua rotina.

Segundo a coordenação do curso, serão ministrados conhecimentos sobre processos de concepção de scripts, inicialização, planejamento e organização. Além disso, serão oferecidas as seguintes técnicas:

- Story Line;
- Sinopse;
- Argumento;
- Escaletas;
- Construção de diálogo.

Vale acrescentar que na metodologia do Senac EAD, o aluno é protagonista no processo de aprendizagem. O conteúdo é trabalhado de forma contextualizada, por isso, o participante pode utilizar as experiências profissionais como ponto de partida, a fim de iniciar a construção de novos conhecimentos.

Com esse entendimento, o aluno terá a oportunidade de trocar conhecimentos, aprender novas técnicas e desenvolver a capacidade de questionamento e diálogo, com os professores e colegas de turma.

As estratégias didáticas incluem: atividades coletivas e individuais, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma personalizada da instituição fornece condições para participação em fóruns temáticos, web conferências e avaliações aplicadas na forma de exercícios, sínteses e estudos de caso.

Cenário profissional dos roteiristas

O último levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), divulgou que mais de mil profissionais são associados à entidade. A maioria dos roteiristas reside nas regiões: Sudeste, Sul e Nordeste. Sobre o tempo de experiência profissional, 19,8% têm mais de 15 anos de atuação, contudo, 19,4% trabalham com produção de roteiro, entre 2 e 5 anos.

Conforme a análise, o mercado mantém um ciclo de renovação de profissionais, que precisam se capacitar constantemente. Inicialmente, pelas constantes transformações tecnológicas apresentadas no setor e ainda, para aproveitar  oportunidades de apresentação de portfólios, em diversos eventos regionais, nacionais e internacionais.

Um dos exemplos mais efetivos é o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (Curta Kinoforum), que em 2024, promoverá a 35ª edição. No ano passado, 3,2 mil obras brasileiras e internacionais foram inscritas no evento, que tem objetivo de difundir a produção audiovisual nacional e trocar experiências com os profissionais de outros países.

Outra informação importante, diz respeito aos projetos de curtas-metragens nacionais. Com o aprimoramento das tecnologias empregadas nesse formato audiovisual, houve aumento na produção, valorização do segmento (festivais específicos) e a demanda das plataformas de streaming, por roteiros de curta duração (Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay).

Portanto, se você ficou interessado em incrementar o currículo e atualizar os conhecimentos sobre roteiros de curta-metragem, inscreva-se no curso de extensão do Senac EAD. As matrículas estão abertas e a próxima turma inicia as aulas no dia 30 de abril.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 



 

 

 

 

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp