29/04/2024 às 14h38min - Atualizada em 29/04/2024 às 17h41min

Campanha alerta para altos índices de acidentes de trabalho

De acordo com o último levantamento do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, em um ano, foram registrados 612 mil acidentes de trabalho, apenas com trabalhador com carteira assinada 

Kasane Comunicação Corporativa
arquivo divulgação
Quase 16 mil (15.900) pessoas morreram em acidentes de trabalho em sete anos no Brasil. Os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, divulgados este mês de abril, revelam que de 2016 a 2022, houve um aumento de 2.265, em 2016, para 2.842, em 2022, (o último ano com dados consolidados). O anuário, realizado pelo Ministério da Previdência Social, mostra que, só em 2022, foram mais de 612 mil Notificações de Acidentes de Trabalho (CAT) registradas no país. E os números se tornam ainda mais preocupantes porque consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada.

O Abril Verde é dedicado à segurança e saúde no trabalho. Enquanto o país registra esse crescimento, algumas empresas estão investindo em tecnologia e atenção redobrada para reduzir os riscos de acidentes de trabalho. Na indústria farmacêutica, Cifarma chegou a um recorde raro: mais de 500 dias sem nenhum tipo de ocorrência. "Nossa abordagem à segurança é abrangente e proativa. Focamos na educação contínua de nossos colaboradores e na manutenção regular de todo o equipamento industrial. Estas práticas são essenciais para prevenir acidentes e garantir a segurança de todos no local de trabalho”, destaca o supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho, na Cifarma, Henrique Nascimento.  

O Grupo Hemolabor, especialista em tratamentos oncológicos e hematológicos em Goiânia, faz inspeções frequentes para garantir a biossegurança dos procedimentos. “A condição de saúde dos pacientes é delicada por isso temos ainda um departamento de investigação dos acidentes de trabalho, para evitar possíveis riscos de ocorrências, que além de envolver os funcionários, podem chegar às pessoas em tratamento”, diz o técnico em segurança do trabalho do Hemolabor, Jovair de Oliveira Borges.

Na construção civil, setor recordista em acidentes de trabalho, algumas ações estão prevenindo ocorrências. Reconhecida como uma das Melhores para Trabalhar no Centro-Oeste, segundo o GPTW (Great Place to Work), a Brasal Incorporadora, por exemplo, possui um Sistema de Gestão certificado conforme a Norma PBQP-H SIAC Nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade. “Aqui na Brasal a segurança é levada a sério  e dentre as ações de segurança, está a simulação de evacuação, com a orientação dos bombeiros. Pensando no bem-estar, temos, por exemplo, o projeto Dentista na Obra e uma horta comunitária, em que os colaboradores podem consumir ou levar para casa vegetais orgânicos”, conta o engenheiro Raphael do Carmo Chaul. O Incorporadora ainda conta com áreas de lazer com sofás, mesa de ping pong, sinuca, totó e damas.

Mais dados
O levantamento do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostra ainda um aumento de 11,7% no número de acidentes trabalhistas típicos, ou seja, que não resultaram em morte, no período de 2016 a 2022: subiram de 354.084 para 418.684. Os acidentes de trajeto também registraram elevação, de 16%: aumentaram de 108.150, em 2016, para 125.505, em 2022.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp