16/04/2024 às 15h39min - Atualizada em 16/04/2024 às 15h57min

Ponto Cultural CDL participa da programação especial de Moda e Cultura do Circuito Liberdade

O espaço, que apresenta a exposição “O comércio e a cidade”, tem entrada gratuita. Horário de funcionamento é de 10 às 16 horas

www.cdlbh.com.br
CDL/BH - Assessoria de Imprensa
Divulgação CDL/BH - Alessandro Carvalho
O Ponto Cultural CDL, que possui um rico acervo de fotos, mapas e equipamentos que mostram o desenvolvimento econômico, geográfico e social de Belo Horizonte, participa essa semana da programação especial de Moda e Cultura idealizada pelo Circuito Liberdade.

A ação coincide com a semana em que Belo Horizonte se transforma na capital da moda, com a realização da 31ª edição do Minas Trend. O objetivo é destacar a temática como expressão cultural e importante força criativa de Minas Gerais.

São diferentes iniciativas que estarão disponíveis em diversos equipamentos do Circuito Liberdade, apresentando a moda para além de sua vertente comercial, com reflexões sobre a memória, o trabalho manual, a sustentabilidade, o pensamento acadêmico, a construção de figurinos, entre outras questões.

A história da capital mineira com o olhar do comércio
Ao chegar ao Ponto Cultural CDL, equipamento do Circuito Liberdade que tem como mantenedora a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o visitante percorre a “Galeria Rampa”, um espaço destinado à intervenção de artistas regionais, com ocupação dinâmica e temáticas ligadas direta ou indiretamente ao universo do comércio.

Após a rampa, o visitante é recepcionado pelo “Infovídeo”, que utiliza um mapa gráfico de Belo Horizonte como fio condutor para mostrar a força e a importância dos comerciantes no desenvolvimento da capital. O vídeo combina informações práticas, históricas e simbólicas ao ritmo de uma trilha sonora ágil e contemporânea.

Em seguida, a “Linha do Tempo”, que é dividida em três eixos (Brasil/Mundo, Comércio e Belo Horizonte), destaca fatos históricos relevantes entre as décadas de 1890 e 2010 e apresenta informações, tais como: população, PIB, greves, revoltas, planos econômicos e mudanças de moeda. Sobre a bancada são expostas moedas e diversas máquinas calculadoras adotadas ao longo das décadas.

Os “Vídeos Poéticos”, acima da linha do tempo, relacionam o ritmo da cidade ao comércio, o patrimônio arquitetônico do passado e do presente e a pujança do comércio nas regiões descentralizadas. Já o módulo “Comércio e a Cidade” fala sobre as relações construídas entre o comércio e a sociedade de Belo Horizonte, exibindo em 12 caixas cenográficas uma interpretação artística da relação entre as pessoas e os lugares, o homem e os objetos.

Primeira escada rolante, primeiro arranha-céu...
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, explica que no Ponto Cultural é possível relembrar e conhecer fatos marcantes que fizeram a capital mineira ganhar o título de metrópole ao longo dos anos. “O primeiro prédio considerado arranha-céu da cidade possuía dez andares. Conhecido como Edifício Ibaté, ele está localizado na Rua São Paulo, no Centro de Belo Horizonte, e foi construído em 1935, no estilo francês art-déco”, conta. “Em visita ao Ponto Cultural é possível apreciar sua foto, bem como uma réplica da primeira escada rolante que chegou à capital, ainda na década de 1960, e foi instalada no Edifício Arcângelo Maletta, reduto boêmio, gastronômico e cultural que também é destaque do Ponto”, completa.

Cada região, um comércio
As regiões da cidade são caracterizadas por abrigarem segmentos comerciais distintos. O Barro Preto é o polo da moda, a Avenida Silviano Brandão abriga as lojas especializadas em móveis, o Barreiro é conhecido pelas indústrias. Já Santa Teresa é um reduto de bares. Toda essa divisão é mostrada pelo Ponto em detalhes, fotos, representações de espaço e curiosidades.

Serviço
Ponto Cultural CDL na programação especial de Moda e Cultura do Circuito Liberdade
Avenida João Pinheiro, 495 - Bairro Boa Viagem
Exposição “O comércio e a cidade”
Data: 16 a 20 de abril
Horário: 10 às 16 horas
Destaque: O Ponto Cultural CDL é um espaço de exposição que trata do comércio e de sua relação com a cidade de Belo Horizonte. Traz a história da capital mineira a partir do desenvolvimento do comércio, desde a sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora, levando os visitantes do século XVIII ao século XXI.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp