17/08/2020 às 14h41min - Atualizada em 08/10/2020 às 11h47min

“Búzios, Cidade Criativa” revela curiosidades que vão desde a diversidade LGBT+ até o funcionamento do maior quilombo da Região dos Lagos

Redação

Quem acha que Búzios se resume a paisagens paradisíacas e natureza exuberante está redondamente enganado. As 23 praias que despertaram fascínio e encantamento em Brigitte Bardot são recheadas de misticismo, tradição, arte e curiosidades. Para mostrar toda essa atmosfera que vai além da beleza das praias, o ativista Fernando Bertozzi, em parceria com o Governo do Estado, acaba de produzir o documentário “Búzios, Cidade Criativa” - curta que explora os costumes, tradições e o modo de viver dos buzianos de forma genuína ao dar voz e espaço a personagens que criaram raízes na cidade e desempenham papel de destaque na história de Búzios. 

O documentário que já está disponível no Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=NL6xPnmra0s - retrata de forma cronológica o legado de buzianos que são protagonistas na arte e cultura. A quilombola Vanderleia Pereira revela os costumes e modo de viver no Quilombo da Rasa, o maior da Região dos Lagos. Além disso, Bertozzi resgata a memória de um dos maiores artistas da década de 70, o Mudinho, e revela a história de lugares como a igreja de Sant’Anna, a influência do movimento LGBT+ que se consolidou na cidade e o trabalho de artistas locais nas áreas da música e artesanato.

“Em abril deste ano tive a oportunidade de apresentar uma série na TV Brasil que mostrava destinos turísticos no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho chegou ao fim na TV, mas eu queria dar continuidade. Por isso, resolvi criar esse documentário. Muitas pessoas enxergam Búzios pelas suas belíssimas praias, mas há muito mais que isso.” explica o produtor cujo documentário foi aprovado no edital  “Cultura Presente nas Redes” que premiou diversos fomentadores culturais no Estado do Rio de Janeiro para produzir conteúdos online durante a quarentena. 

 

Sobre Fernando Bertozzi


 

Comunicador, ativista e escritor. É autor do livro “O irmão da minha amiga” e foi apresentador da série Meu Pedaço do Brasil, exibido na TV Brasil em abril de 2020. Nascido e criado em Búzios, Bertozzi é organizador do Pride in Búzios - festival que compõe a Parada do Orgulho LGBTI+ -  e do CarnaGay, maior bloco gay da cidade.  Há 7 anos Fernando Bertozzi é ativista da cultura LGBTI+na cidade cidade conhecida mundialmente por suas praias paradisíacas e considerada o balneário mais charmoso do Brasil.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp