16/04/2024 às 15h22min - Atualizada em 16/04/2024 às 15h57min

Escolas particulares: pagamento recorrente é diferencial estratégico para evitar inadimplência

Cobrança da mensalidade chega a ser um dos principais gargalos na gestão financeira de instituições na área de educação e uso de pagamento recorrente automatizado torna-se aliado

Redação
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O ano de 2024 apresenta uma tendência de melhoria no número de matrículas na educação privada. Segundo informações do Censo Escolar de 2023, foi registrado um aumento de 4,7% em relação ao ano passado, totalizando 9,4 milhões de matrículas na educação básica. Com essa curva positiva, aumentam os alunos nas escolas particulares e, consequentemente, o volume de mensalidades para gerenciar visando evitar os altos índices de inadimplência que normalmente existem.   

Aliás, um dos principais gargalos na gestão financeira das escolas particulares ainda continua sendo o atraso e falta de pagamentos, que impacta diretamente no orçamento das escolas, sejam elas de educação básica, universidades ou de idiomas. Uma gestão de pagamento automatizada não só vai ajudar a reduzir a inadimplência, como permite que a instituição se programe com antecedência até mesmo para negociar descontos nos pagamentos antecipados, renovação de matrícula etc.  

Uma solução automatizada para cobranças não só garante o fluxo financeiro da escola, mas também impulsiona a aquisição de novos alunos e melhora a retenção dos alunos já existentes. A gestão eficiente dos pagamentos contribui significativamente para a saúde financeira da escola e possibilita a implementação de políticas mais flexíveis, como pausas nas cobranças ou parcelamentos de dívidas, beneficiando tanto a instituição quanto os alunos.   

Este tipo de solução ainda é pouco implementado nos modelos de negócios dos estabelecimentos, mas pode trazer um ganho significativo na gestão porque simplifica as cobranças, gera eficiência no gerenciamento de pagamentos e abre as portas para oportunidades de negócios adicionais. Por exemplo, a venda de produtos e serviços complementares em um contexto de pagamento mais abrangente pode gerar até mesmo novas fontes de receita e fortalecer a relação com os alunos.  

Afinal, ter filhos na escola, universidade ou escola de idiomas faz parte de um processo gigantesco de investimento familiar e que merece ser visto com atenção especial pelas instituições. Segundo dados do Ibmec SP (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e o Insper (instituição de ensino superior brasileira que atua nas áreas de negócios), o custo de criar um filho no Brasil ultrapassa os R$ 400 mil em famílias da classe C, e pode chegar a R$ 1 milhão em metrópoles como São Paulo, considerando o período até os 24 anos. Já na classe B, essa previsão começa em cerca de R$900 mil e alcança até R$2 milhões.   

Com esse cenário, uma das soluções encontradas para as instituições na área da educação é a implementação de um sistema de pagamento recorrente eficiente e com tecnologia que permita segurança dos dados e ainda a garantia de que funcione 100% do tempo necessário, sem falhas. No campo da automatização, a Lyra, empresa francesa de tecnologia que constrói infraestrutura de pagamentos, apresenta ao mercado a Cyclopay, uma plataforma de gestão de cobranças automáticas e periódicas para produtos e serviços.   

A Cyclopay é uma plataforma completa para facilitar a automação de pagamentos recorrentes, que permite criar planos ilimitados, realizar cobranças em múltiplos canais de forma simples e eficaz. “A Cyclopay é a solução ideal para escolas que pretendem digitalizar o seu processo de cobrança das matrículas e mensalidades em busca de crescimento com rentabilidade”, afirma Jerome Pays, diretor de marketing da Lyra.  

A Cyclopay promete que a adoção de sua tecnologia não requer grandes investimentos em treinamento ou infraestrutura, viabilizando os pagamentos por cartão, Pix e boleto, diretamente na plataforma. “O objetivo é trazer praticidade e agilidade sem abrir mão da proteção dos dados online”, destaca Jerome.    

Desta forma, o gestor não precisa administrar manualmente cada etapa das cobranças dos clientes, pois o sistema automatiza as cobranças, as notificações e restitui o resumo das principais informações, um dashboard intuitivo. Desta forma, os alunos e pais de alunos não precisam se preocupar em informar seus dados novamente a cada pagamento, pois a cobrança acontece de forma recorrente. “A Cyclopay torna o processo de pagamento mais ágil, seguro e rentável para o mantenedor da instituição de ensino e mais praticidade para os pais e alunos”, diz Jerome.   

A solução permite aos empresários gerirem suas receitas recorrentes, integrar os sistemas de gestão e liberar a equipe de controle de pagamento manual para focar em casos que demandam mais atenção. As cobranças passam a ser automatizadas, escaláveis e flexíveis.  

"Tudo é feito pelo motor de cobrança da Cyclopay, que cuida do processo rotineiro, enquanto a direção da escola se dedica a fidelizar os alunos com soluções inteligentes, de mensalidades personalizadas, oferecendo uma experiência de pagamento fluida e menos problemática”, completa o diretor de marketing da empresa.  

Informações da Lyra   

A Cyclopay - solução para vendas recorrentes e gestão de cobranças - é uma das marcas da Lyra, empresa líder em conectividade de pagamentos. A Lyra foi fundada na França e está no Brasil desde 2004. Nestes 20 anos de atuação no país, a Lyra ampliou seu leque de serviços. Hoje a empresa tem soluções para os diversos escalões da área de pagamento e para outras verticais, como a Internet das Coisas (IoT) e M2M (Machine to Machine). A Lyra Brasil é a matriz para suas equipes na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, além de atuar na Europa e na Índia.  

  


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