16/04/2024 às 21h05min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h12min

40 Anos do Comício das Diretas Já no Anhangabaú: A Luta pela Democracia que Mudou o Brasil

Política; Cotidiano

https://minutomicheletto.com.br/40-anos-do-comicio-das-diretas-ja-no-anhangabau-a-luta-pela-democracia-que-mudou-o-brasil/
Micheletto Comunicação
Governo de São Paulo

Há exatos 40 anos, o Vale do Anhangabaú, em São Paulo, foi palco do maior ato cívico da história brasileira recente. O comício das Diretas Já, realizado em 16 de abril de 1984, marcou o auge de uma campanha que se tornou um símbolo da resistência contra a ditadura militar e pela restauração da democracia no Brasil. Este evento histórico reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas, segundo estimativas da época, embora números revisados apontem para uma multidão ainda significativa de 400 mil participantes.

O Início de uma Campanha Histórica
A campanha das Diretas Já começou modestamente cinco meses antes, em novembro de 1983, com um comício em frente ao Estádio do Pacaembu. Mais de 70 entidades da sociedade civil se reuniram, e cerca de 15 mil pessoas compareceram, dando início a um movimento que se espalharia por todo o país. Desde o golpe de 1964, a população brasileira estava sem eleger diretamente seu presidente, e a última eleição direta havia ocorrido em 1960.

Manifestações Crescem em Intensidade
À medida que 1984 avançava, os comícios das Diretas Já ganhavam força. Eventos significativos ocorreram em Curitiba, Praça da Sé em São Paulo, e várias capitais e grandes cidades brasileiras. O movimento culminou no comício da Candelária, no Rio de Janeiro, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, a maior manifestação de rua até então.

O Clímax no Vale do Anhangabaú
O comício de encerramento no Anhangabaú não foi apenas uma demonstração de números. Foi um evento que mostrou a unidade e a força do clamor popular por mudança. Figuras de destaque como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Miguel Arraes, Fernando Henrique Cardoso, e Leonel Brizola, além de artistas e esportistas, como Sócrates e Fafá de Belém, uniram suas vozes ao pedido por eleições diretas.

A Votação da Emenda e o Resultado
A emenda do deputado Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para presidente, foi a votação em 25 de abril de 1984. Apesar de não ter alcançado o quórum necessário — faltaram apenas 22 votos — a mobilização popular teve um impacto profundo no cenário político brasileiro.

Legado das Diretas Já
O comício das Diretas Já no Anhangabaú e a subsequente campanha deixaram um legado duradouro. Conforme destacou Ricardo Holz, consultor político e comentarista da Jovem Pan News, "O tamanho do comício deu um gás final à campanha. Os políticos governistas, ao votar a emenda, tinham contra si o peso da sociedade civil." Além disso, Holz aponta que "A força do movimento das Diretas Já foi um claro prelúdio para a Assembleia Constituinte de 1988, presidida por Ulysses Guimarães, que promulgou a Constituição Cidadã, símbolo do processo de redemocratização do país."

Este evento não apenas moldou o futuro político do Brasil, mas também se tornou um exemplo de como a voz do povo, quando unida, pode desafiar e mudar as estruturas de poder. As Diretas Já permanecem, quatro décadas depois, um poderoso lembrete da luta pela democracia e da força da mobilização popular.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp